Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Um Inverno saudável!

Um Inverno saudável!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Um Inverno saudável!

Para a maioria de nós, comer sazonalmente é um conceito estranho. Muitas pessoas nem sequer sabem que os alimentos têm uma estação própria, ou que são produzidos sazonalmente. Em Portugal e na Europa podemos desfrutar de um acesso praticamente ilimitado a qualquer alimento em qualquer época do ano.

O sabor dos alimentos sofre impactos e declínios ao nível dos nutrientes a cada quilómetro percorrido até chegar ao seu destino final.

Os alimentos produzidos localmente, por outro lado, são sazonais e frescos! Além disso, gozam de uma série de benefícios, incluindo um melhor sabor, mais nutrientes e menos carga ambiental. Geralmente são colhidos apenas algumas horas ou dias antes de serem comprados (enquanto os produtos de supermercado podem resistir a vários dias ou mesmo semanas nos transportes). Também são mais saudáveis para o ambiente porque a comida viaja uma distância menor, ou seja, menos combustíveis fósseis são usados ​​no seu transporte até chegarem à sua mesa.




Possivelmente, o melhor benefício é que o alimento sazonal é sempre interessante, pois cada estação traz uma nova safra de alimentos que não estiveram disponíveis durante um ano inteiro. Até que tenha tempo para degustar esses produtos, a estação muda para trazer outros novos alimentos saborosos para adicionar à sua despensa.

Dependendo da sua região, as frutas cítricas podem ser abundantes nesta época do ano. Se assim for, desfrute delas ao máximo! São ótimos para prevenir as doenças típicas desta estação pois têm um teor elevado de vitaminas.

Consuma compota de laranja-toranja ou romã para uma sobremesa saudável e nutritiva. Use os limões nos temperos de pratos e saladas verdes ou de fruta.

Que tal um pouco de suco de laranja natural recém-espremido para começar o dia?
Utilize as raspas de laranja a alguns de seus assados favoritos​​, bolos e pães doces.
Adicione uma tangerina descascada à liquidificadora juntamente com pedaços de bananas congeladas e sumo de laranja para cocktail de frutas saborosíssimo.

O inverno privilegia também o consumo de frutos secos. Castanhas, nozes, pinhões e avelãs, por exemplo, são frutos que percorrem as mesas e as dietas nesta estação. Pode substituir a batata por castanhas num assado, adornar um bolo com nozes e pinhões ou mesmo comer umas avelãs à lareira, acompanhadas por um chocolate quente ou pelo seu licor preferido!

Ruben Duarte

Título: Um Inverno saudável!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

615 

Comentários - Um Inverno saudável!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios