Cuidados com o calçado desportivo
Para além da escolha dever ser adaptada aos aspectos funcionais dos membros inferiores é necessário ter cuidados especiais com eles e fazer uma boa manutenção. Deste modo duram mais tempo e têm um ar sempre novo.
O ideal é ter-se sempre dois pares de sapatos para não se usarem sempre os mesmos. È mais higiénico e conservam-se melhor.
Para manterem um ar limpo e confortável é necessário seguir algumas regras de limpeza e secagem dos sapatos.
Assim, convêm analisar os símbolos que trazem no interior, que representam os materiais com os quais são fabricados, desde a sola, ao couro, materiais têxteis e químicos. Basta olhar para a sua etiqueta para ver os materiais que os compõem.
Como o ideal é serem de pele e couro, deve seguir-se as instruções fornecidas pelo fabricante dos produtos nas embalagens.
Antes de serem usados convêm serem passados com um impermeabilizante para torná-los repelentes à água e outros líquidos. Não devem ser lavados na máquina de lavar nem de secar. O melhor é serem lavados com água e detergente neutro (de preferência para calçado desportivo, por exemplo Spot, Búfalo) e uma escova normal, igual à da roupa.
Antes de se aplicar qualquer produto que engraxe ou conserve, devem limpar-se para evitar que as partículas do pó ou terra permaneçam sobre o couro e o estraguem.
No caso de terem manchas há produtos para limpeza a seco e líquidos. S secos são adaptados a manchas locais e os líquidos recomendados para os limpar todos.
È aconselhável para manter o calçado em perfeitas condições metê-los numa forma que permita a circulação do ar e conserva melhor os sapatos. Por outro lado seca a humidade e o suor. O ideal é usar uns sapatos e deixar outros na forma, para serem calçados em dias alternados.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Luene
20-08-2014 às 00:30:05Estava precisando saber mais sobre os cuidados com o calçado desportivo. Ajudou-me muito e obrigada!
¬ Responder