Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Tuberculose

Tuberculose

Categoria: Saúde
Visitas: 4
Tuberculose

A tuberculose é conhecida desde épocas muito antigas e ainda hoje mata mais de 1 milhão de pessoas no mundo anualmente. Ao contrario do que algumas pessoas pensam, esta doença tem cura. Mas é preciso ficar atento aos sintomas e tratá-la corretamente. Causada por uma bactéria chamada de bacilo de koch, a tuberculose ataca quando o organismo está debilitada e afeta principalmente os pulmões, porém pode atingir outros órgãos como, por exemplo, o intestino.

Esta doença é adquirida pelo ar e pode ser transmitida pela tosse, ou espirro ou fala. Os principais sintomas da doença são: tosse persistente, eliminação de sangue no escarro, febre, suor durante a noite, falta de apetite e fraqueza. A tuberculose pode ser detectada a partir de exames raios-X do tórax e colheita do escarro. É preciso cuidar e se tratar corretamente, a tuberculose tem 100% de cura. São recomendados medicamentos de antibióticos, que devem ser tomados por cerca de seis meses regularmente e são disponíveis em postos de saúde. O paciente não deve se automedicar e nem abandonar o tratamento iniciado pelo medico. Se perceber os sintomas descritos anteriormente procure um medico.

Apesar de haver alguns cuidados que devem ser tomados quando a uma pessoa com tuberculose na família ele pode sim levar uma vida normal e praticar atividades diárias. Como a doença é contagiosa e transmitida pelo ar, recomenda-se que, durante o primeiro mês a pessoa não permaneça em locais fechados com pessoas saudáveis e proteja a boca ao tossir e espirrar. Porem, copos, pratos e talheres não precisão ser separados somente para uso do paciente, pois eles não transmitem a bactéria. A pessoa com tuberculose pode se alimentar normalmente. È normal que ele perca o apetite, porem os medicamentos tendem a normalizado. Os alimentos que fortalecem o sistema imunológico, como os ricos em vitamina C como o tomate, acerola, laranja e verduras podem ser bons aliados ao no tratamento da doença.

È importante que a carteira de vacinação das crianças esteja em dia, pois a vacina BCG protege-as contra formas graves de tuberculose. Essa vacina é recomendada a partis do primeiro mês de vida da criança e é reforçada após os 10 anos de idade. A relação entre AIDS e tuberculose e o vírus da AIDS, o HIV, compromete o sistema imunológico. Debilitando o organismo que não consegui se defender da bactéria que causa a tuberculose. No Brasil, cerca de 25% dos tuberculosos são portadores de HIV. Em países com mais alto índice de AIDS quase 80% dos tuberculosos possui o vírus da AIDS.

Waldiney Melo

Título: Tuberculose

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 4

783 

Comentários - Tuberculose

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios