Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Tosse

Tosse

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 4
Comentários: 4
Tosse

A tosse não é uma doença, mas às vezes é um alerta para procurar um medico. O simples fato de engasgar com alguma comida desencadeiam a tosse, mas ela também pode ser sinal de outra doença. A tosse, por tanto, é um reflexo do corpo quando a estímulos irritantes no aparelho respiratório, e pulmões. Esses estímulos podem ser tanto de um simples resfriado quanto de doenças mais graves, como a tuberculose ou câncer de pulmão.

A função da tosse é expulsar secreções e corpos estranhos do organismo. Vários fatores podem causar a tosse. Por isso, quando ela persistir por três semanas ou mais é preciso procurar um médico para descobrir a causa e iniciar um tratamento adequado. Entre as possíveis razoes da tosse estão: alergias, refluxo de “sulco gástrico do estomago para o esôfago,” exposição há substancias irritantes como inseticidas e fumaça; Tumores de garganta, pulmões ou esôfago, que podem ou não ser câncer; Tabagismo doenças como tuberculose, asma, bronquite ou enfisema pulmonar.

O tabagismo é uma das principais causas de tosse, pois aumenta o muco produzido pelos brônquios e destroem os sílios que os revestem, irrita as mucosas e acumula substancia estranha nas vias aéreas. A tosse causada pelo fumo cessa em aproximadamente um mês quando a pessoa para de fumar.

Gripes e resfriados geralmente congestionam os pulmões pela formação de catarro. Quando a tosse é o sinônimo desses problemas, os xaropes e as inalações muitas vezes são eficientes para eliminar as secreções.

Fique atento se a tosse for produtiva ou quando a eliminação de secreção. Se a secreção for espessa, de cor amarela ou esverdeada, pode ser sinal de bronquite ou pneumonia. Doenças mais graves como tuberculose e câncer de pulmão podem liberar sangue como tosse, e por isso a secreção pode ser marrom ou avermelhada. Nesses casos, procure um medico e faça os exames necessários. Para aliviar a tosse é bom beber bastante água, mantenha o ambiente bem arejado e, se o tempo estiver seco espalhe toalhas molhadas pela casa.

Dicas de um Xarope caseiro:
Ferva 10 colheres de sopa de folha fresca de agrião com um copo de 200 ml de água coe, adicione 5 colheres de sopa de mel e misture bem. Tomar uma colher de sopa a cada 6 horas, durante 4 dias consecutivos ou ate aliviar os sintomas.

Contra indicações:
O agrião não deve ser consumido por gestante.
Lembre-se os xaropes apenas aliviam a tosse, não curam o problema portanto se a tosse estiver acompanhada de sangue ou durar mais de 3 semanas continuar procure um medico.



Waldiney Melo

Título: Tosse

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 4

762 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    22-07-2014 às 20:24:51

    Dificilmente sofro com tosses. A melhor coisa mesmo é tomar um suco de limão ou laranja, pelo menos, duas vezes na semana. Isso vai ajudar a ficar mais forte e evitar gripe também. É muito bom beber bastante água, pois não tem melhor remédio caseiro que a água.

    ¬ Responder
  • Emilly de Avila Adrian

    03-04-2012 às 23:05:53

    ola acabei de ler o comentario sobre a tosse e achei muito interessante.

    ¬ Responder
  • izeldaizelda

    23-07-2011 às 12:50:03

    bom dia gostaria que voce me enviasse uma receita de xarope casseiro pois meu marido fuma e esta com uma tosse muito feia. obrigado!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanónimo

    05-03-2014 às 00:35:04

    o seu marido é irresponsável se ccontinuar com a tosse e não suspender o tabaco.,pelo menos enquanto o tosse não estiver curada.

    ¬ Responder

Comentários - Tosse

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios