Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Plantas alimentícias

Plantas alimentícias

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 1
Plantas alimentícias

Os cereais, em virtude da sua percentagem de fibras, estimulam o funcionamento dos intestinos, devido á grande percentagem de vitaminas, proteínas e gordura. Mas, convém não esquecer que os cereais integrais são superiores aos excessivamente polidos. Os mais conhecidos e usados na alimentação são o arroz, a aveia, cevada, centeio, trigo e milho.

As frutas trazem ao organismo, o ferro, sais minerais, sendo os principais, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o potássio, o sódio, enxôfre, iodo e o arsénio, todos vitalizantes e diretamente assimiláveis e reparam os tecidos.

O ferro é um regenerador dos glóbulos vermelhos do sangue na anemia e favorece o escoamento das mucosas. As frutas ricas em ferro são as avelãs, amêndoas, castanhas, uvas e pêssegos.

O cálcio fortifica o sistema ósseo, calcifica os focos purilentos da tuberculose, os abcessos, o cancro e as afeções glandulares. Um regime rico em frutas, fornece ao organismo todo o cálcio que ele necessita. As frutas que o contêm em maior quantidade são as nozes, amêndoas, cítricos, etc.

O fósforo é uma substância primordial para o cérebro e energia muscular.Combate as doenças nervosas. Ricos em fósforo são as amêndoas, amendoins, nozes e ameixas secas.
O magnésio ativa os movimentos do estômago e intestino e beneficia a digestão. É um grande regenerador do sistema nervoso e combate o cancro. Ricos em magnésio são as uvas, maçãs, pêras, laranjas, cerejas e nozes.

O potássio é considerado o tónico do coração e diurético. Estimula a função dos intestinos, sendo indicados para o reumatismo e gôta. Ricos em potássio são as castanhas, avelãs e cerejas.

O sódio assegura a função intestinal. Em regra todas as frutas amarelentas são ricas em sódio.

O enxõfre é anti-sético e depurativo. Combate as infeções intestinais, as doenças de pele e os brônquios. A cebola é rica em enxofre.

A sílica consolida os ossos e artérias. Ativa a circulação do sangue, combate o raquitismo e a arteriosclerose. Os cítricos são muito ricos em sílica.

O iodo é indispensável ao funcionamento das glândulas, em especial da tiroide, anti-escorbútico e depurativo. Combate o raquitismo, a gôta e o reumatismo. A maçã é muito rica em iodo.

O arsénio dá força e vigor. Combate a tuberculose, os estados febris, as perdas do organismo em ferro e sais minerais, sendo indicado para a escarlatina e tosse.

As hortaliças e vegetais são elementos indispensáveis na alimentação e os seus minerais dão ao sangue alcalinidade. Cruas são mais ricas em vitaminas e sais minerais. Os mais ricos e comestíveis são as couves, a alface, e os espinafres. Porêm, devem ser comiidos crus, para não perderem as suas propriedades.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Plantas alimentícias

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 8

773 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    28-07-2012 às 11:57:08

    Os cereais são muito importantes na alimentação, por terem uma percentagem elevada de fibras. Além de conterem muitas vitaminas, sais minerais e proteínas, têm pouca gordura o que faz deles um complemento para saladas.Eu pessoalmente, uso muito os cereais com leite ou yogurte na minha alimentação. São leves, saborosos e fácilmente digeríveis. As vitaminas e fibras fazem bem ao aparelho digestivo e pele.Nada melhor do que começar o dia, logo pela manhâ, com uma taça de cereais de trigo ou aveia, com mel. Os melhores são os cereais integrais de aveia , cevada ou trigo.Os cereais , em virtude das fibras que contêm, são um precioso auxílio, na flora intestinal, contribuindo para o seu bom funcionamento. Devem ser incluidos diáriamente na alimentação a fim de regularem os intestinos.Sabia que as sementes de linhaça são uma excelente fonte de proteínas com baixo teor de sódio e alto teor de fiibras? São por isso indicadas para baixar os níveis de colestrol.E, sabia que os produtos de aveia são uma fonte dietética de fibras solúveis, B glucano, redutoras de colestrol. O seu consumo, em eparticular de farelo de aveia, ajuda a reduzir o colestrol total do sangue.O gérmen de trigo é um complemento nutritivo para uma dieta saudável e naturalmente rico em vitaminas e minerais.É pois uma fonte de vitamina E,e poderoso antioxidante.Os legumes devem ser cozidos destapados, para não perderem as suas propriedades. O ideal é aproveitar a água onde são cozidos para preparar sopas ou preparados de caldo de legumes.As hortaliças e todos os vegetais são elementos indispensáveis na dieta alimentar. Os seus minerais dão ao sangue a sua alcanilidade e fornecem os elementos necessários ao nosso organismo.Sabia que o iodo é indispensável ao funcionamento das glândulas,à secreção interna e, especialmente à tiróide?É anti-escorbútico e depurativo, combate o linfatismo, o rasquitismo, a gota e o reumatismo.

    ¬ Responder

Comentários - Plantas alimentícias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios