Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Pneumonia

Pneumonia

Categoria: Saúde
Visitas: 10
Comentários: 1
Pneumonia

A pneumonia merece muita atenção e cuidado, pois pode levar a morte. A pneumonia caracteriza-se por um processo inflamatório que atinge os pulmões e a sua intensidade esta relacionada ao agente acusador, as condições de saúde e a idade do paciente. Os agentes causadores da pneumonia podem ser desencadeados por bactérias, vírus e fungos que se instalam nos alvéolos, pequenas estruturas na forma de sacos em que ocorrem as trocas gasosas no pulmão.

O tipo bacteriano é o mais comum causado principalmente por duas bactérias: pneumococo (streptococcus pneumoniae) e hemophlius (haemophilus) Elas atacam em especial, quando o sistema imunológico encontra-se frágil, em razão de doenças como a gripe, tuberculose, diabetes ou males do coração e etc. Ou mesmo pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarro, as bactérias, vírus e fungos podem ser instalados para o pulmão, ou chegar até o órgão por meio da corrente sanguínea. Assim que atingem os pulmões ou apenas um deles, dependendo do caso, instalam-se nos alvéolos, mutiplicam-se rapidamente e desencadeiam a infecção. Como resultado, o organismo reage à infecção produzindo pus e plasma nos alvéolos, gerando, entre outros sintomas, a falta de ar. Além da dificuldade para respirar, a pneumologia provoca tosse com muco amarelo ou esverdeado, algumas vezes com a presença de sangue, febre, aumento da freqüência respiratória, dor na região do tórax e nas costas.

Ao sinal de qualquer um sintoma descrito acima, é importante buscar ajuda médica imediatamente, para evitar o agravamento do quadro. Como é feito o diagnostico para identificar a pneumologia? São realizados exames de ausculta dos pulmões, raios-X e analise do muco expelido. Identificado a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, pois, se não controlada, em alguns casos a infecção pode se espalhar pela corrente sangüínea e levar a morte, principalmente em pacientes vulneráveis, como idosos, e crianças e pessoas com enfermidades variadas.

Na pneumonia bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos. Se o agente causador for um vírus o paciente tanto pode receber o tratamento em casa, como baseado na hidratação do organismo e repouso, ou em casos graves, no hospital, para fazer a administração de remédios por via intravenosa, oxigênio, além de hidratação e fisioterapia respiratória. As medidas preventivas também são importantes, tais como manter a carteira de vacinação das crianças sempre em dia, evitar ambientes poluídos e, em caso de deficiência imunológica, tomar a vacina contra os dois principais tipos de pneumologia.

Waldiney Melo

Título: Pneumonia

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 10

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Yasmin PratesYasmin Prates

    03-07-2012 às 01:21:33

    minha colega está com pneumonia e estou preucupada
    pois ela é criança T_T

    ¬ Responder

Comentários - Pneumonia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios