Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Doenças Respiratórias

Doenças Respiratórias

Categoria: Saúde
Doenças Respiratórias

O sistema respiratório é formado pelos órgãos: boca, faringe, fossas nasais, laringe, traqueia, diafragma, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Algumas doenças do sistema respiratório como o resfriado, a gripe, bronquite, não são tão graves como a pneumonia a tuberculose e o enfisema pulmonar. As doenças respiratórias são aquelas que afetam alguns órgãos que constituem o sistema respiratório. As doenças causadas no sistema respiratórios mais frequentes são: bronquite, rinite, asma, gripe, resfriado, sinusite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia.

Os micróbios do aparelho respiratório passam de uma pessoa para outra através do espiro, que lança gotículas para outra pessoa contendo bactérias e vírus.

INFECÇÕES CAUSADAS POR VÍRUS

RESFRIADO: inicialmente o resfriado se manifesta por uma sensação de garganta raspada, tendo uma abundante produção de muco pelo nariz e espirros. O resfriado é causado por vírus e geralmente não é acompanhado de febre.

GRIPE: é uma infecção causada por vírus e geralmente vem acompanhada por febre. Existem muitos tipos de vírus de gripe, e constantemente surgi novos tipos. A gripe pode se iniciar com sintomas de um resfriado comum, tendo febre e dores no corpo e nas juntas.

INFECÇÕES CAUSADAS POR BACTÉRIAS

As infecções causadas por vírus, muitas vezes podem ser a porta para a instalação de bactérias. Os antibióticos poderão ser utilizados para combater as bactérias.

BRONQUITE AGUDA: ela é acompanhada de muita tosse e grande quantidade de muco.

BRONQUITE ALÉRGICA: algumas pessoas são sensíveis a certos fatores ambientais, como mofos, polens e outros fatores. Essa bronquite pode tornar-se infecciosa, caso bactérias se instalem no individuo.

A PNEUMONIA: é uma infecção dos pulmões, podem ser causada por vírus como também por bactérias, sendo que por bactéria costuma ser mais grave.

TUBERCULOSE: é uma doença pulmonar causada por bactérias. Hoje em dia ela é controlada por remédios, porem antigamente antes do surgimento do antibiótico essa doença era muito temida. Hoje além dos remédios, a vacina também. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas é a vacina BCG

SINUSITE: é uma inflamação das cavidades dos ossos da face, em que bactérias invadem as fossas nasais, podem causar corrimento nasal mucoso e dor na face.

ENFISEMA PULMONAR: Embora não seja exclusivo de quem fuma, ela é conhecida como doença dos fumantes. Essa doença ocorre muita falta de ar e tosse.

Alguns alimentos ricos em cobre e zinco são recomendados para a prevenção dessas doenças, pois atuam como anti-inflamatório, anti-infeccioso e antioxidante. Esses alimentos ricos em cobre e zinco são: abacate, cogumelos, farelos, cereais integrais, marisco, e ostras, levedura de cerveja e outros.


Vanessa Camila Borri

Título: Doenças Respiratórias

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

147 

Comentários - Doenças Respiratórias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios