Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Doenças Respiratórias

Doenças Respiratórias

Categoria: Saúde
Doenças Respiratórias

O sistema respiratório é formado pelos órgãos: boca, faringe, fossas nasais, laringe, traqueia, diafragma, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Algumas doenças do sistema respiratório como o resfriado, a gripe, bronquite, não são tão graves como a pneumonia a tuberculose e o enfisema pulmonar. As doenças respiratórias são aquelas que afetam alguns órgãos que constituem o sistema respiratório. As doenças causadas no sistema respiratórios mais frequentes são: bronquite, rinite, asma, gripe, resfriado, sinusite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia.

Os micróbios do aparelho respiratório passam de uma pessoa para outra através do espiro, que lança gotículas para outra pessoa contendo bactérias e vírus.

INFECÇÕES CAUSADAS POR VÍRUS

RESFRIADO: inicialmente o resfriado se manifesta por uma sensação de garganta raspada, tendo uma abundante produção de muco pelo nariz e espirros. O resfriado é causado por vírus e geralmente não é acompanhado de febre.

GRIPE: é uma infecção causada por vírus e geralmente vem acompanhada por febre. Existem muitos tipos de vírus de gripe, e constantemente surgi novos tipos. A gripe pode se iniciar com sintomas de um resfriado comum, tendo febre e dores no corpo e nas juntas.

INFECÇÕES CAUSADAS POR BACTÉRIAS

As infecções causadas por vírus, muitas vezes podem ser a porta para a instalação de bactérias. Os antibióticos poderão ser utilizados para combater as bactérias.

BRONQUITE AGUDA: ela é acompanhada de muita tosse e grande quantidade de muco.

BRONQUITE ALÉRGICA: algumas pessoas são sensíveis a certos fatores ambientais, como mofos, polens e outros fatores. Essa bronquite pode tornar-se infecciosa, caso bactérias se instalem no individuo.

A PNEUMONIA: é uma infecção dos pulmões, podem ser causada por vírus como também por bactérias, sendo que por bactéria costuma ser mais grave.

TUBERCULOSE: é uma doença pulmonar causada por bactérias. Hoje em dia ela é controlada por remédios, porem antigamente antes do surgimento do antibiótico essa doença era muito temida. Hoje além dos remédios, a vacina também. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas é a vacina BCG

SINUSITE: é uma inflamação das cavidades dos ossos da face, em que bactérias invadem as fossas nasais, podem causar corrimento nasal mucoso e dor na face.

ENFISEMA PULMONAR: Embora não seja exclusivo de quem fuma, ela é conhecida como doença dos fumantes. Essa doença ocorre muita falta de ar e tosse.

Alguns alimentos ricos em cobre e zinco são recomendados para a prevenção dessas doenças, pois atuam como anti-inflamatório, anti-infeccioso e antioxidante. Esses alimentos ricos em cobre e zinco são: abacate, cogumelos, farelos, cereais integrais, marisco, e ostras, levedura de cerveja e outros.


Vanessa Camila Borri

Título: Doenças Respiratórias

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

147 

Comentários - Doenças Respiratórias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?

Ler próximo texto...

Tema: Outros
Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?\"Rua
A ideia de sustentabilidade há muito deixou de ser apenas uma exigência da modernidade ou de estilo para ser um fator decisivo no bem viver do ser humano.

O termo é amplo, mas de modo geral, podemos dizer que sustentabilidade é a preocupação com a gestão de recursos no momento atual, de forma a garantir condições ideais de vida no futuro.

Em outras palavras, isso quer dizer que o que você fizer agora, trará reflexos no futuro. Simples assim! E como se essa ideia já não bastasse para uma tomada de posição enérgica, existem atitudes sustentáveis que afetam diretamente o seu bolso, sua saúde, sua condição de vida atual.

Muitos de nós temos o pensamento errôneo de que os recursos naturais são infinitos. Já que sabemos ser esse um pensamento equivocado, comece a repensar o seu dia a dia, pois o seu lar é o elo de uma extensa corrente que, se bem ajustada, poderá trazer resultados surpreendentes.

Veja o que podemos fazer para ter uma atitude sustentável e estar em sintonia com o que há de melhor no pensamento mundial sobre bem-estar.

Iluminação: Atualmente temos uma infinidade de opções de lâmpadas que mantêm a luminosidade sem prejudicar o meio ambiente. Nesse quesito, as lâmpadas de LED têm sido usadas com sucesso em substituição às de filamento (em franca extinção por conta de seu gasto exorbitante) e às eletrônicas. Sempre que possível, utilize a luz natural, deixando o ambiente com cores claras e leves.

Água: Recurso que muitos entendem será o X da questão mundial em futuro muito breve, o precioso líquido vem sendo maltratado há muito tempo. Hoje, são inadmissíveis certas atitudes com relação ao gasto de água. Torneiras e chuveiros gotejantes devem ser consertados rapidamente, bem como o ato de “varrer” quintais e calçadas com mangueiras não pode ser mais tolerado em tempos de crise hídrica. Carros podem ser lavados com balde e esfregão, e o resultado ainda assim ficará ótimo.

Energia: Evite o abre e fecha da geladeira. Ao cozinhar, por exemplo, tenha em mente o que vai precisar retirar do refrigerador, assim você abrirá bem menos o aparelho, evitando gasto desnecessário de energia. A lavagem de roupa deverá ser bem administrada, de forma que a máquina de lavar não seja acionada muitas vezes sem motivo. Espere o acúmulo de roupas para reduzir o número de ciclos. Limpe com frequência o filtro do aparelho de ar condicionado para evitar sobrecarga e desperdício de recursos.

Uma última dica: no mercado é possível encontrar temporizadores de iluminação (timers). Com eles você pode ajustar o tempo que uma lâmpada ficará acessa quando não tiver ninguém no recinto. Isso fará uma bela diferença em sua conta de energia e ajudará o planeta a usar menos recursos preciosos.

Pesquisar mais textos:

Lauro Damilo Dias

Título:Por que ser sustentável em casa é uma boa ideia?

Autor:Lauro Damilo Dias(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios