Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > As fases do sono

As fases do sono

Categoria: Saúde
Comentários: 1
As fases do sono

Sabemos, portanto que o sono tem várias fases, e a fase do adormecimento pode durar de alguns instantes e até 15 minutos e ocupa de 3% a 5% da noite de somo. Funciona como uma espécie de zona de transição entre estar acordado e dormindo.

O celebro produz ondas irregulares e rápidas e tensão muscular diminuem. A respiração fica suave e os pensamentos do mundo desperto flutuam pela mente se for acordar nesta fase, a pessoa reagir rapidamente, negando que estava dormindo. E a fase de um sono mais leve a temperatura corporal e os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem. As ondas cerebrais ficam mais lentas. Essa fase ocupa a metade do tempo total do sono, durando cerca de 20 minutos cada ciclo.

As ondas do cérebro alongam-se, regularizam-se e são afetadas somente por algumas atividades elétricas isoladas e repentinas. Nessa fase a pessoa cruza definitivamente o limite entre estar acordada e dormindo. Se alguém levantar suavemente a pálpebra de uma pessoa nesta fase do sono ela abordará. Os olhos já não respondem a um estimulo. O corpo começa a entrar no sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se amplas e lentas. É uma fase rápida. Corresponde a uma média de 5% do tempo do sono.

É o sono profundo onde o corpo se recupera do cansaço diário. Essa fase é fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Dura cerca de 55 minutos, não mais que 20% da noite. A pessoa fica totalmente inconsciente. Esta tão fora do mundo que nem uma tempestade poderá acordá-la. A atividade cerebral esta a pleno vapor e desencadeia o processo de formação do sonho. Ficam paralisados, as freqüências cardíacas e respiratórias voltam a aumentar e a pressão arterial sobe. É o momento em que o cérebro faz uma espécie de faxina geral na memória. Ficam-se as informações importantes capitadas durante o dia e descarta os dados inúteis.

Durante o REM, os músculos longos do tronco os braços e as pernas estão paralisados, mais os dedos das mãos e dos pés podem contrai-se, o fluxo sangüíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada. REM é a fase dos sonhos, se a pessoa for acordada ai, provavelmente recordara fragmentos de suas fantasias. Depois de 10 minutos de REM voltam a descer as fases de sono quieto. Nas primeiras horas da noite predomina as fases 3 e 5 . Pela manhã, percorre-se de quatro a cinco vezes o circuito do sono completo.



Waldiney Melo

Título: As fases do sono

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - As fases do sono

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios