Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Qual a função da nossa pele?

Qual a função da nossa pele?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Qual a função da nossa pele?

A pele é um órgão de revestimeno complexo, cuja epiderme assenta sobre um tecido de base, chamada derme, que por sua vez assenta sobre a camada do tecido adiposo subcutâneo, por outro lado. a derme contém os pêlos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríperas.

Este tecido é irrigado por uma rede vascular, que fornece à pele, o oxigénio, através das artérias. Este é necessário como combustível para a elaboração das diferentes produções cutâneas e também drena ( através do sistema venoso) os produtos residuais, eliminados no decurso do metabolismo.

A derme é servida por uma rede nervosa constituída por corpúsculos, que informam o cérebro sobre as condições do meio exterior e suas variações(temperatura, dor), ou seja é a nossa sensibilidade do tacto, por sua vez, o cérebro ao ser informado, dita através do envio de fluxos nervosos, a conduta a adoptar face a uma sensação dolorosa ou agradável.




A pele é em suma a protecção adequada às agressões, protege, através da camada córnea superficial, amortece os choques e interpôem-se entre a a pele e os músculos dos ossos, além destas funções, protege da luz solar, elaborando uma pigmentação própria de cada raça humana,para poteger do ambiente.

A sudação é assegurada por glândulas que protegem contra o calor.

A circulação cutânea desempanha um papel importante na regulamentação térmica, traduzindo o estado do organismo, como palidez, vermelhidão febril ou de reacção a uma agrssão química, física ou infecciosa.

Ela reflecte ainda o estado do organismo, e pode manifesar-se sob a forma de icterícia, prurido,, erupções cutânes, alopécias (queda do cabelo(,estrias, herpes, hiperpigmentação,albinismo ou manchas de gravidez,por outro lado a pigmentação da pele é determinada pela melanima, pigmento que é distribuído pelas células de revestimento cutâneo.

O bronzeamento tem a ver com este pigmento que protege as camadas profundas da epiderme dos raios ultraviloleta da luz solar.

O albinismo é uma ausência de pigmentação, e constitui uma doença rara.
O vitigilo são manchas despigmentadas de tamanho variável que podem aparece em qualquer raça humana.

Para além destes estados na pele, pode ainda ser frequente as sardas nos loiros e ruivos, acentuadas no verão, as manchas do dorso nas mãos (depois dos cinquenta anos) ou as alergias provocadas por perfumes ou medicamentos. Estas provocadas naturalmente por reacções alérgicas e que reflectem o estado do organismo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Qual a função da nossa pele?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 6

789 

Comentários - Qual a função da nossa pele?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios