Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que são bolhas?

O que são bolhas?

Categoria: Saúde
Visitas: 8
O que são bolhas?

O verão é uma época propícia à exposição solar, roupas leves e calçado aberto. Contudo, nem toda a gente faz os devidos cuidados em relação ao sol intenso, mar e temperaturas altas.
É por isso que nesta época sazonal estamos sugeitos a problemas típicos como por exemplo as queimaduras solares.
È pois bastante comum, fazer-se a pergunta: o que são bolhas e porque é que as queimaduras levam ao aparecimento de bolhas sobre a superfície da pele?.
Apesar da nossa pele ser uma excelente proteção contra os elementos nocivos da natureza, ela pode ficar danificada, em consequência de calor excessivo, frio intenso, frição, químicos, luz, radiações e eletricidade. Todos eles são sucetíveis de queimar a pele, provocando por vezes bolhas dolorosas. Esta é em suma, uma lesão que se desenvolve nas camadas superiores da pele.

Uma das mais generalizadas é aquela que resulta da frição repetida pelos materiais do calçado, que roçam e irritam a pele.

As bolhas contêm água e são semelhantes a uma espécie de bola cheia de plasma, que surge nas camadas superiores da pele.

O soro ou plasma, é um componente do sangue e é libertado pelas células danificadas, e preenche as camadas de pele para proteger e evitar o aparecimento de mais lesões. Em virtude deste soro aparecer à superfície, a pele começa a insuflar sob a pressão, e forma um balão, com líquido, as célebres bolhas.

Pode ainda aparecer uma bolha de sangue devido à pele ser esmagada , provocando às vezes uma rutura de vasos sanguínios minúsculos, que deixam passar o sangue para a superfície da pele.

O maior erro que se pode cometer quando isso acontece é rebentar a bolha, uma vez que ao deixar a pele mais desprotegida, pode atraír infeções e formar feridas de difícil cicatrização.

Normalmente as bolhas dos pés ou de outra parte do corpo, são provocadas por queimaduras de segundo grau, que se podem adquirir na praia ou outras exposições solares. Neste caso a pele entra em contacto com uma superfície quente, depois de uma exposição ao sol, queimadura com água quente ou ferro.

Nestes casos, se as bolhas não forem rebentadas, o soro é reabsorvido para dentro das camadas de pele, acabando por secar, depois de alguns dias.

No entanto se as queimaduras forem de primeiro grau, são mais perigosas, necessitando muitas vezes de internamento hospitalar, a fim de serem tratadas.

Em todo o caso é conveniente evitar o sol em demasia, usar sapatos de boa qualidade, em especial no verão e nunca permanecer na praia sem um protetor solar e um chapéu de sol.

A pele do rosto e do corpo deve ser bem protegida para não causar problemas de pele desagradáveis, tal como bolhas ou infeções.

Estes são os perigos mais eminentes, provocados por sapatos sintéticos que não permitem a respiração, ou areias quentes da praia ou dos rios.


Pedro gil Ferreira

Título: O que são bolhas?

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 8

778 

Comentários - O que são bolhas?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios