Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que são bolhas?

O que são bolhas?

Categoria: Saúde
Visitas: 8
O que são bolhas?

O verão é uma época propícia à exposição solar, roupas leves e calçado aberto. Contudo, nem toda a gente faz os devidos cuidados em relação ao sol intenso, mar e temperaturas altas.
É por isso que nesta época sazonal estamos sugeitos a problemas típicos como por exemplo as queimaduras solares.
È pois bastante comum, fazer-se a pergunta: o que são bolhas e porque é que as queimaduras levam ao aparecimento de bolhas sobre a superfície da pele?.
Apesar da nossa pele ser uma excelente proteção contra os elementos nocivos da natureza, ela pode ficar danificada, em consequência de calor excessivo, frio intenso, frição, químicos, luz, radiações e eletricidade. Todos eles são sucetíveis de queimar a pele, provocando por vezes bolhas dolorosas. Esta é em suma, uma lesão que se desenvolve nas camadas superiores da pele.

Uma das mais generalizadas é aquela que resulta da frição repetida pelos materiais do calçado, que roçam e irritam a pele.

As bolhas contêm água e são semelhantes a uma espécie de bola cheia de plasma, que surge nas camadas superiores da pele.

O soro ou plasma, é um componente do sangue e é libertado pelas células danificadas, e preenche as camadas de pele para proteger e evitar o aparecimento de mais lesões. Em virtude deste soro aparecer à superfície, a pele começa a insuflar sob a pressão, e forma um balão, com líquido, as célebres bolhas.

Pode ainda aparecer uma bolha de sangue devido à pele ser esmagada , provocando às vezes uma rutura de vasos sanguínios minúsculos, que deixam passar o sangue para a superfície da pele.

O maior erro que se pode cometer quando isso acontece é rebentar a bolha, uma vez que ao deixar a pele mais desprotegida, pode atraír infeções e formar feridas de difícil cicatrização.

Normalmente as bolhas dos pés ou de outra parte do corpo, são provocadas por queimaduras de segundo grau, que se podem adquirir na praia ou outras exposições solares. Neste caso a pele entra em contacto com uma superfície quente, depois de uma exposição ao sol, queimadura com água quente ou ferro.

Nestes casos, se as bolhas não forem rebentadas, o soro é reabsorvido para dentro das camadas de pele, acabando por secar, depois de alguns dias.

No entanto se as queimaduras forem de primeiro grau, são mais perigosas, necessitando muitas vezes de internamento hospitalar, a fim de serem tratadas.

Em todo o caso é conveniente evitar o sol em demasia, usar sapatos de boa qualidade, em especial no verão e nunca permanecer na praia sem um protetor solar e um chapéu de sol.

A pele do rosto e do corpo deve ser bem protegida para não causar problemas de pele desagradáveis, tal como bolhas ou infeções.

Estes são os perigos mais eminentes, provocados por sapatos sintéticos que não permitem a respiração, ou areias quentes da praia ou dos rios.


Pedro gil Ferreira

Título: O que são bolhas?

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 8

778 

Comentários - O que são bolhas?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios