Manifestação da rubéola
É muito comum inchaço de gânglios linfáticos (linfonodos) do pescoço e região da nuca que geralmente tornam-se grande e facilmente palpável. Estes sintomas precedem o aparecimento das manchas avermelhadas na pele ou rash-cutâneo- duram de um a 5 dias. Já em bebês e crianças pequenas podem não haver este período, podendo aparecer manchas na pele logo após o contágio. O período exantema da rubéola aparece primeiramente na face e tem caráter centrífugo, direcionando-se gradativamente ao restante da cabeça, pescoço, tronco, mão e pés. A duração desta progressão é variável, mas geralmente leva 24 horas, desaparecido totalmente mo final do 3º dia. Em adultos pode manifestasse com prurido (coceira). A progressão do vírus multiplica-se na faringe e nos órgãos linfáticos e depois se dissemina pelo sangue para pele. Já a disseminação linfonodos dos tecidos é de 7 a 8 dias, ou seja placenta. O período de transmissão é o ano todo, mas quando se manifesta de forma epidêmica pode ter alta prevalência no final da primavera e o inicio do verão.
Quando algum familiar for portador de rubéola a preocupação maior recairá sobre mulheres grávidas e potencialmente grávidas que eventualmente entrem em contato com o portador da infecção. Saiba o que fazer em caso de contato, pois a partir do quarto mês de gestação os riscos de infecção do bebê são menores, mas nem por isso a mamãe deve relaxar quanto à prevenção. Como forma de prevenção, a vacinação é recomendada aos 15 messes de idade é para todos os adultos que ainda não tiveram a doença. Respeite as datas de vacinação de seu filho. Mulheres que não tiveram a doença devem ser vacinadas antes de engravidar. As epidemias de rubéola geralmente ocorrem em círculos de 6 a 10 anos, no período do inverno e da primavera, atingindo principalmente crianças em idade escolar até 9 anos e adolescentes após a vacinação. O surto é gerado por meio de cadeia de transmissão. Os casos são correlacionados e 80% ocorrem pelos homens entre 20 a 39 anos. Os homens precisam entender que eles têm rubéola igualzinha às mulheres e são, hoje, os responsáveis pela circulação do vírus da rubéola congênita no Brasil.
Comentários ( 7 ) recentes
- drgdijikxhgv
24-03-2013 às 11:09:43muito interessante!
¬ Responder
- paty
05-05-2012 às 15:42:39estou gravida de 11 semanas fiz exame de sangue deu deu 256 vezes alto indice do anticorpos da rubeula e muito alto nao me lembro ter pego tomei vacina ate 15 anos e na senti nada ate agora
¬ Responder - luciene araujo
14-04-2012 às 03:58:26gostei muito do site de vc"s...tiram muitas dúvidas.mas por favor, me diga se rubéula coça..ou não, e que meu marido e minha filha estao com o sintoma da rub´rula..e se coçando muito! obrigado!
¬ Responder - Adriane
14-11-2010 às 17:23:22Minha filha está na escola e uma coleguinha pegou rubéla, foi pedido pra vacinar todas as crianças que tiveram contato com esta coleguinha mas, minha filha estava faltando pq estava resfriada e com febre. Minha filha esta afastada da escola já 5 dias, é necessário vaciná-la? Ela tem 4 anos faz 5 em janeiro onde será dado o reforço de 5 anos.Fui avisada do caso pq a escola ligou pra minha casa. Posso também deixá-la mais uns dias em casa, para não precisar vacinar agora, o que vcs acham?
¬ Responder
Não consegui falar com a pediatra por isso estou escevendo.
Obrigada. - Carlos Magalhães
05-07-2010 às 22:14:04OLÁ!
¬ Responder
A minha esposa está grávida de 4 mêses de gestação e o que se passou foi o seguinte, ontem esteve em contacto com a mãe de um menino que só soube hoje que tinha rubeola, estou preocupado, será que tem algum mal??? - mady
01-02-2010 às 11:59:24bom dia. o meu filho esta com manchas avermelhadas pelo corpo todo e tem inguas nas duas extremidades da cabecinha. ele tem apenas 9 meses. a pediatra dele diagnosticou como sendo virose e passou um xarope e um antibiótico, creio eu. gostaría de receber uma resposta se é mesmo rubeola ou ñ?
¬ Responder
obrigada, mady - rosimar silva de almeida
22-01-2010 às 00:35:11ola minha cunhada esta gravida de 2 meses e descubriu que tem rubeola, o que devemos fazer para nao pegarmos a doença. e ela o que tem que fazer
¬ Responder