Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Um flagelo social

Um flagelo social

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 4
Comentários: 1
Um flagelo social

Considera-se que a esquizofrenia é um um desequilíbrio na produção de uma substância química, a dopamina, que provoca grandes perturbações na comunicação entre as células nervosas do cérebro. Esta perturbação pode ser hereditária, ou seja, fruto de um problema genético do indivíduo ou de sua família. Mas no entanto nem sempre isso se verifica. O doente apresenta normalmente uma incapacidade de análise sensorial ao nível dos sentidos.

Muita gente sofre de esquizofrenia sendo o seu aparecimento mais frequente durante a fase da adolescência e idade adulta. Ela atinge pessoas de todos os estratos sociais, idades e profissões. Mas, a idade considerada mais crítica é entre os quinze e trinta anos.

Ás vezes surge subitamente como consequência de reacções ás novas adaptações que o indivíduo tem que fazer no seu percurso de vida. Salientam-se o estudo, a fase de passagem de idades,, maiores responsabilidades etc. Muitos adolescentes reagem mal a estas situações o que causa distúrbios e perturbações. Assim não é de estranhar certas reacções de isolamento, fixação a determinadas coisas, no corpo e outros.

Normalmente aparecem um conjunto de sintomas que servem de sinais da incómoda doença.
de entre os inúmeros sintomas que ela desenvolve são comuns as alucinações, delírios, apatia e desinteresse, confusão e desordem mental, isolamento, alteração da emoções e grande desconfiança no próximo.

Associada a esta maleita estão as perturbações auditivas e perceptivas. É normal também os descuidos com os cuidados de higiene, a não distinção entre o que é real e imaginário, a mania da perseguição, grandeza e ciúme.

Sendo uma doença muito frequente e a aumentar cada vez mais é de grande relevância fazer-se um tratamento adequado e adquirir hábitos de vida que possam minorar os seus sintomas desagradáveis. Isto passa por um maior acompanhamento do doente para evitar a progressão dos sintomas. Ela surge normalmente por surtos de modo que convêm evitar o que causa a sua manifestação.

Apesar da importância dos medicamentos nesta doença, O objectivo deverá ser ainda o de integrar bem os doentes na família , no trabalho e na sociedade em geral. A prática de desporto e outras actividades conjuntas são também salutares.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Um flagelo social

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

659 

Imagem por: TheAlieness GiselaGiardino²³

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • sandra

    02-12-2013 às 11:13:23

    FLAGELO SOCIAL-É um conjunto de problema social que efectuam a sociedade negativamente prejudicando o seu desenvolvimento.

    ¬ Responder

Comentários - Um flagelo social

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios