Dicas para melhorar a produtividade
Seja realista e não ache que pode fazer tudo – Imagine que você tem um determinado número de atividades para concluir em certo tempo. Se você não for realista com relação ao que realmente consegue finalizar nesse intervalo de tempo, só conseguirá se sentir frustrado com a impressão de que o trabalho não está progredindo como deveria. Então, comece a priorizar seu tempo.
Separe as tarefas importantes e que devem ser feitas primeiro das que podem ser feitas depois. Ao determinar certa quantidade de tarefas de cada vez, você notará que o trabalho progredirá melhor. Mas, fique atento para não estabelecer limites altos demais.
Foque em uma tarefa de cada vez – Quando começar um novo trabalho procure fazer uma atividade por vez. Todas as vezes que você dispersa a atenção em outras coisas a sua atenção fica fragmentada, o que irá exigir mais esforço do cérebro todas as vezes que retomar ao que estava fazendo inicialmente.
Mas, se é realmente preciso realizar várias tarefas ao mesmo tempo, estabeleça um limite de tempo para cada uma delas. Por exemplo, dedique entre 15 e 30 minutos para determinada tarefa e depois, siga para a próxima que também requer sua concentração. Faça isso as separando de acordo com a prioridade.
Mantenha um sistema de organização – Crie um sistema com o qual você consiga enxergar as atividades que precisa concluir, assim como as coisas que considera agradável. Não deixe de dedicar tempo para as atividades que você considera importante e que fazem bem a você.
Além disso, constitua uma rotina que colabore com sua produtividade, mas não foque somente na quantidade, mas também na qualidade do trabalho. Para manter-se organizado, basta encontrar a melhor forma de priorizar seu tempo. Assim, será possível realizar todas as atividades do dia e você se sentirá mais produtivo.