Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Os designers da moda atual

Os designers da moda atual

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Vestuário
Visitas: 8
Comentários: 1
Os designers da moda atual

A moda desde sempre refletiu as mudanças e aspirações da sociedade. E, se a história separava essas vontades de forma geográfica, hoje os designers espelham uma sociedade global, onde as memórias são transversais.

Os designers sempre escolheram para as suas coleções, inspirações em que a mulher é o centro das atenções.

Assim sendo, o final dos anos vinte foi marcado por uma sociedade boémia em que as mulheres participavam de forma ativa e tinham um papel predominante.
Com essa atitude, chegaram também o glamour e a sensualidade dos vestidos fluidos, adaptados a essa estação.

Já os anos cinquenta forma outra das inspiraçõs nas suas mais variadas vertentes, desde a Alta Costura, onde se destacam nomes célebres como Christian Dior, ás recatadas donas de casa que vestiam com regras de rigor ou à juventude rebelde, que mistura as suas roupas com as peças de trabalho( casacos e calças de ganga), embora com sensualidade.

Também se observaram além destas outras inspirações mais conceptuais e assistimos ao desfilar dos elementos da natureza e justaposição de cores.
A tendência deste verão traduz-se pela reprodução da vida marítima, em estampados, e recriação do seus movimentos em tecidos leves e fluidos, ou ainda materiais brilhantes, como as pailletes, que lembram as sereias.

Como a época é global, surge ainda as influências das diferentes etnias com tecidos artesanais ou mesmo aplicações de missangas, o que dá um novo élan às novas coleções do ano.

E, mais uma vez os designers escolheram por base das suas muitas coleçoes, a feminilidade e atitude da mulher, reflexo de tempos de mudança.

É mais que óbvio que a história está constantemente a repetir-se, a mudar os seus valores e mentalidade da sociedade em geral, especialmente dos mais novos.

Superar os seus obstáculos é deveras importante, quer seja no vestuário nas atitudes ou nos valores atuais.

Com efeito, a crise faz também emergir novos conceitos de beleza, acessórios e lokks diferentes.

Isto faz acrescentar cada vez mais detalhes ao vestuário feminino, como seja, as carteiras , sapatos e acessórios . Estes são elementos de requinte importantes assim como uma mais-valia. A variedade é cada vez maior, com realce para os sacos em pele, carteiras com alças, sandálias e sapatos em camurça, altos e baixos, pulseiras em metal, em corrente e relógios com bracelete dourada.

Para o rosto sobressaiem as bandoletes em metal,travessas com flores, colares em resina e óculos de sol enormes.

Em suma, no que diz respeito à moda os designers apostaram em todos os gostos, estilos e idades.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Os designers da moda atual

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 8

640 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    20-08-2014 às 16:28:57

    Um grande desafio dos designers de moda atual é em proporcionar originalidade em suas peças. Num mundo cheio de criatividade e inovação, esse desafio é gigantesco!

    ¬ Responder

Comentários - Os designers da moda atual

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios