Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Cuide das suas plantas

Cuide das suas plantas

Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 10
Comentários: 1
Cuide das suas plantas

Ter um jardim, uma horta e um pomar bem cuidados constitui, por vezes, uma elevada factura de água (e ambiental) no fim do mês. Com a alteração climática que se tem vindo a pronunciar mais na última década, os proprietários de espaços verdes tendem a regar mais as suas plantas. Mas será que é esta a atitude correcta, numa altura em que a escassez de água ameaça o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência dos humanos? Certamente que não, pelo que deverá aprender a utilizar alguns truques de rega elementares e que vão fazer toda a diferença.

Assim, saiba que, durante o período de Verão, deverá regar as suas plantas de manhã cedo, altura em que o calor ainda não começou a apertar e, desta forma, estará a preparar a planta com o aporte hídrico suficiente para as horas de maior calor. Evite fazê-lo durante as horas de maior calor, pois este favorecerá uma evaporação da água da rega quase imediata, o que não traz quaisquer benefícios nem à planta, nem ao meio ambiente.

Por outro lado, e tendo ainda em vista preocupações ambientais, lembre-se de que continuar a insistir em ter grandes relvados no seu quintal ou outras plantas próprias de ambiente mais húmidos e que requerem regas abundantes e constantes, não é, de todo, uma boa ideia. Assim, procure plantar no seu jardim espécies mais resistentes às secas (festuca e portulaca, por exemplo), que exigem menores quantidade de água e que podem passar longos períodos de tempo sem que seja necessário regá-las. Poderá, também, optar por revestir o chão com casca de pinheiro que, para além do excelente aspecto estético, contribuirá para preservar melhor a humidade do solo.

Em termos de protecção da própria planta, saiba que existem espécies vegetais que não toleram água nas folhas e pétalas das flores. É o caso da violeta, pelo que deverá utilizar um regador de bico, de maneira a canalizar o fluxo de água directamente para a terra do vaso. Já quando estiver a regar (a horta, o pomar, etc.), controle a força do jacto de água, pois um jorro muito forte e direccionado, acaba por danificar as folhas e flores das plantas e retira terra à volta do caule. Deve, pois, colocar o dedo à frente da mangueira e, assim, pulverizar o solo ou, pelo menos, diminuir a intensidade do jorro. Finalmente, tenha em atenção que há plantas e plantas. Significa isto que a quantidade de água que uma planta requer pode não ser igual à das outras. Logo, deverá conhecer as características da população vegetal do seu jardim e, em função disso, agrupar as plantas por zonas, para facilitar os diferentes tipos de rega.

Confie nestes conselhos e obtenha o jardim da sua vida!


Isabel Rodrigues

Título: Cuide das suas plantas

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 10

767 

Imagem por: Alberto Perdomo

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    16-10-2014 às 23:41:44

    Fantásticas as suas dicas para o cuidados com as plantas. É fundamental seguir conforme as instruções para que não venham a morrer. Adoro cuidar das plantas, elas merecem!

    ¬ Responder

Comentários - Cuide das suas plantas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: Alberto Perdomo

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios