Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Ikebana: uma obra de arte

Ikebana: uma obra de arte

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 26
Comentários: 5
Ikebana: uma obra de arte

Ikebana é a bela arte dos arranjos florais japoneses que segue uma filosofia oriental baseada nos princípios do Zen Budismo. Essa arte teve sua origem na Índia como oferenda a Buda, porém tornou-se reconhecida mundialmente como parte integrante da cultura nipônica. Essa arte prima pelo equilíbrio e beleza do interior da casa, tornando o ambiente em que se encontra harmônico. Contudo não são raros os arranjos, também conhecidos como Kado ou Caminho das Flores, serem montados para ambientes maiores de exposição, como salas inteiras, por exemplo.

Os materiais utilizados são variados, contendo elementos naturais como galhos, flores, frutos, sementes, folhas, entre outros e elementos produzidos como vidros, plásticos e metais. Acredita-se que admirar ou produzir um Ikebana é um caminho de autoconhecimento, visto que proporciona, devido a sua forma e aparência, a experiência da meditação. A harmonia é dada não só ao lar, mas à pessoa também. Acredita-se também que estes arranjos evitam ou afastam os maus fluidos.

A montagem de um Ikebana segue a interpretação subjetiva da interação entre céu, terra e homem. Ela pretende traduzir o místico ligando o homem terreno ao espiritual, através das impressões adquiridas com a beleza das formas geométricas que dão a estes arranjos. As flores são vivificadas. O objetivo é mantê-las belas pelo máximo de tempo possível. A união entre terra, céu e homem num mesmo arranjo visa  mostrar o equilíbrio entre esses elementos. Cada Ikebana é único e traz consigo uma representação desse tripé.

No Ikebana nem sempre há flor. Os praticantes dessa arte utilizam as belas formas naturais valorizando o movimento dessas formas na natureza, diferenciando-se dos arranjos ocidentais que visam à quantidade e o colorido das flores. Nestes arranjos não há cortes ou amarrações. A planta é respeitada na sua essência e utilizada exatamente como ela é. Os galhos retorcidos não são dispensados e os elementos escolhidos são equilibradamente adicionados a um vaso previamente selecionado. Nos Ikebanas a busca é pelo equilíbrio da forma, independente de número de materiais utilizados.

O arranjo é composto em sua base por três ramos, cada um representando um elemento. O ramo mais acima é a representação do céu. O intermediário representa o homem e o mais abaixo, a terra. Entre eles, outros materiais são incluídos: flores, musgos, ramos. Os arranjos florais podem ser utilizados em peças decorativas para casa e ambientes, mas também pode fazer parte de outras peças como buquês, enfeites de mesa ou vasos. Eles buscam a harmonia e a paz. Os arranjos devem seguir o tempo e a estação em que se encontram. Há no mundo, várias escolas que seguem estilos diferentes e ensinam a bela arte dessa composição floral.

A arte de confeccionar Ikebanas possui vários estilos, entretanto todos exigem do ikebanista, no momento da criação, silêncio para contemplar a natureza e suas belezas. O Ikebana não é meramente uma peça decorativa, é mais do que isso, é uma representação do real e do divino interagindo a fim de proporcionar paz e harmonia.


Rosana Fernandes

Título: Ikebana: uma obra de arte

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 26

781 

Imagem por: trengarasu

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    12-10-2014 às 13:21:51

    São lindas mesmo. Ter um ikebana é ter uma obra de arte em casa.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:35:49

    Os japoneses são feras nisso. Esse Ikebana é uma linda arte, gostei do texto.

    ¬ Responder
  • Carmen Silvia MoreiraCarmen Silvia Moreira

    29-09-2011 às 17:26:58

    Estou fazendo curso de Ikebana na Igreja Messiânica Johrei Center Gonzada em Santos. Gostaria de saber o preço de vasos, tesouras e hanadomê para poder comprer via internet. Muito obrigada, Carmen

    ¬ Responder
  • SusanaSusana

    14-07-2011 às 16:17:04

    Será que me podem dizer onde se podem comprar arranjos em ikebana? Tenho alguma urgência:(
    Obrigada

    ¬ Responder
  • maria simonemaria simone

    13-09-2010 às 02:35:43

    Gostaria de saber mas sobre os arranjos de flores ikebanas sao lindos.
    se vc pouder manda umas fotos para mim
    bjs maria simone

    ¬ Responder

Comentários - Ikebana: uma obra de arte

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: trengarasu

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios