Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Um pouco da história de José de Alencar

Um pouco da história de José de Alencar

Categoria: Biografias
Visitas: 4
Um pouco da história de José de Alencar

Filho de um respeitado senador do Brasil Imperial. Cursou direito, mas veio a ter várias outras profissões durante a vida. Entre elas escritor, político e jornalista. José Martiniano de Alencar, foi grande romancista brasileiro. Alencar, foi responsável por criar uma literatura tipicamente brasileira, evitando ao máximo copiar o estilo português de escrever.Sempre preocupado em revelar a real identidade brasileira, seja da alta sociedade fluminense ou a de um indio de alguma tribo desconhecida.

Nas suas obras podemos ver boa parte da História do Brasil assim como os costume e hábitos da população seja ela urbana ou não.

Além de escrever sobre grandes paixões, Alencar também soube escrever grandes críticas as desigualdades sociais em suas obras. Suas obras podem ser divididas entre:urbanas,históricas,regionalistas e indianistas.

José de Alencar,foi um dos primeiros a se preocupar em analisar a alma de seus personagens femininos,revelando assim todas as inquietações da mente feminina da época.Senhora,A pata da gazela e Cinco Minutos são uns dos seus romances urbanistas mais conhecidos.

Quando escrevia sobre os indios,ou seja suas obras indianistas sempre mostram o indigena como o "bom selvagem", aquele que convive com o homem branco sem problemas. Muitas das tradições indigenas são relatadas.

Iracema, O Guarani e Ubirajara são uma dessas obras indianistas mais conhecidas.

Alencar também não deixou de escrever sobre a colonização, esse é assunto constantemente abordado em seus romances históricos. Nessas obras podemos nos deparar com um grande nacionalismo. As minas de prata e A guerra dos mascotes são duas grandes obras dessa categoria.

Quanto aos romances regionalistas, mostram o interesse do autor em retratar um Brasil sem a influência europeia, a cultura popular ganha força assim como os hábitos campestres que são diversamente descritos.

Se nos romances urbanos, as mulheres são as protagonistas, nos romances regionalistas elas são apenas coadjuvantes.

O gaúcho e O sertanejo são duas grandes referências desse estilo.

Além de escritor, Alencar também foi um importante politico,chegando a ser deputado e até mesmo ministro da Justiça. Largou a política, depois de ter sua candidatura a senador impedida pelo Imperador Dom Pedro II.

O que lhe causou um grande mal, seguido por uma depressão e uma piora de seu quadro de tuberculose.Viajou para a Europa para se tratar,porém essa viagem e os tratamentos europeus não fizeram efeito.Voltou para o Brasil e morreu antes de completar 50 anos.


Gabriela Torres

Título: Um pouco da história de José de Alencar

Autor: Gabriela Torres (todos os textos)

Visitas: 4

668 

Comentários - Um pouco da história de José de Alencar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios