Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Galba e Otão

Galba e Otão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Galba e Otão

No restrito tempo de um ano, quatro são os nomes associados ao Império Romano: Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano. Neste grupo de quatro, Galba e Otão são destacados por Plutarco. Galba foi governador da Hispânia Terraconense, pertencente a uma linhagem de políticos reconhecidos e declarado imperador em 68 d.C.. Otão foi governador da Lusitânia.

Galba ascende a imperador após Nero ser considerado inimigo público pelo Senado. Este, mesmo antes de se apresentar a tribunal já era aclamado imperador pelo povo, contudo demorou algum tempo a aceitar esta nomeação. Após a morte de Nero, anunciado por Ícelo, Galba aceita o cargo. Desde o momento em que ascende a imperador, Galba vai confrontar-se com algum descontentamento por parte dos soldados, pois Nínfidio Sabino prometeu a estes uma quantia de dinheiro impagável para aclamarem Galba como imperador. Galba ainda carregava outro problema consigo: a falta de descendência. O imperador romano não possuía filhos e já tinha uma certa idade, portanto decide adoptar um filho para o seguir. Vínio propôs Otão com o intuito de este casar com a sua filha.

Infelizmente para este oportunista, a escolha recai sobre Lúcio Calpúrnio Pisão Frugi Liciniano e não sobre Marco Otão.

Após a anunciação de Pisão como sucessor de Galba, Otão começa o processo que originará o homicídio de Galba e do seu filho adoptivo. Os soldados, revoltados, começam a aclamar Otão no Foro, culminando na morte de Galba e Pisão. No entanto, a ascensão de Otão rapidamente se transforma em queda quando Vitélio também é aclamdo imperador. A guerra não tardou a chegar, pois um acordo era impossível. Foi na Batalha de Betríaco que estes se confrontaram, concluindo na derrota de Otão e no seu imediato suicidio. Os soldados que apoiavam Otão tiveram que entregar-se a Vitélio.

Segundo Plutarco, os soldados são os grandes culpados pela sucessão e queda dos imperadores. São fracos, ambiciosos, arrogantes, boémios e não têm experiência de guerra. Vão ter um papel determinante na história.

Por fim, o último imperador desta saga foi Vespasiano, que encomendou a morte de Aulo Vitélio, que só governou durante oito meses, mas foi o suficiente para ficar conhecido pela sua crueldade. Vespasiano deu inicio à dinastia dos Flávios.

A obra Vidas de Galba e de Otão de Plutarco é uma obra de grande valor histórico e documental que descreve ao pormenor a sucessão de Nero, Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano e, consequentemete, as suas quedas.
Na obra há duas fases fundamentais a salientar: a morte de Nero e sucessão de Galba, Otão é proclamado imperador pelos soldados e manda assassinar Galba e o seu filho e Vitélio ganha a batalha contra a Otão e é proclamado imperador.


Daniela Vicente

Título: Galba e Otão

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

624 

Comentários - Galba e Otão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios