Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Fazer limpezas

Fazer limpezas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alojamento
Fazer limpezas

Ora aqui está um assunto que todos julgamos capazes de fazer com uma prontidão magnífica e até exemplificamos de forma a provar que o sabemos fazer de forma exímia, quando na realidade muitos de nós não poderiam estar mais longe da verdade. Fazer Limpeza não é assim tão simples e linear como gostamos de pensar.

A maioria das pessoas pensa que é só aspirar ou passar uma vassoura no chão, limpar o pó com um pano com um pouco liquido para os móveis, limpar os vidros e varandas, limpar o chão com um esfregona com detergente e já esta! Bem era bom que assim fosse mas a tarefa de fazer limpeza a uma casa ou estabelecimento, não é assim tão simples.

Principais passos


Comece pelo extremo da casa, oposto à porta de entrada principal, sendo que na maioria das casas, este o local onde situam os quartos, casas-de-banho e cozinha.

1.Comece pelos quartos (arrumando roupa que seja para lavar e arrumando roupa lavada e passada nas gavetas e armários), retire as roupas de cama e coloque-as para lavar (isto se mudar as roupas de cama apenas uma vez por semana)
2.Aspire bem os quartos, se não conseguir arrastar a mobília tente usar uma mopa para que consiga chegar a todos os cantos enão se esqueça dos rodapés, a seguir poderá passar então uma esfregona que contenha na água para limpeza um pouco de vinagre para evitar que o pó volta com tanto vigor.

3.Passe então por ultimo a esfregona novamente contendo o tipo correto de produto para o pavimento em questão, se possível um que contenha elementos reparadores (no caso do parquet ou madeira)
4.E arrume a divisão após esta ter o chão bem seco.

Passe então às casas de banho, As casas de banho e a cozinha são, tirando todas as outras divisões, muitas vezes um reflexo mais imediato da nossa capacidade como pessoas higiénicas e arrumadas, sendo as que deverão receber uma atenção da nossa parte, se possível diariamente.

1.Comece por retirar e sacudir bem os tapetes das casas de banho com vigor, pois estes muitas vezes apanham com grandes quantidades de cabelo (tente também lava-los regularmente)
2.Tente com uma vassoura tirar o máximo de lixo que possa ficar
3.Passe todas as louças por água antes de aplicar um bom desinfetante e deixe atuar durante uns minutos antes de começar a esfregar (no caso das sanitas e piaçás o melhor é utilizar um desinfetante mais forte)
4.Passe as louças por água para de seguida passar uma espuma ou líquido abrilhantador nas louças e torneiras (nas sanitas de um toque final usando um liquido apropriado para perfumar e remover restos de partículas e calcário)
5.Poderá passar também uma esponja com líquido nos azulejos de algumas áreas (banheira e outras zonas que tenham maior contacto com água) para evitar aparecimento de marcas de humidade
6.Agora enquanto as louças ficam a secar use uma esfregona com água bem quente e com um bom detergente para finalizar (esta água não deverá ser utilizada novamente)

A cozinha será a terceira divisão, visto que é a que em principio receberá mais atenção da nossa parte durante a semana e geralmente não necessitar de uma atenção tão profundo.

1.Caso tenha um fogão com bicos a gás deverá retirá-los e mergulha-los em água bastante que com vinagre antes de passar ao tira gorduras (as grelhas deveram passar pelo mesmo processo se possível)
2.Limpe bem o fogão com um tira gorduras usando uma esponja para que não risque a sua superfície, bem com as áreas circundantes (azulejos, bancadas e exaustor de fumo)
3.O forno caso tenha o hábito de usar, deverá ser bem limpo com uma boa espuma indicada para o efeito
4.O lava-louças deverá ser também bem esfregado para remover bactérias e outras partículas que possam ter vindo a instalar-se durante a semana
5.Limpe o micro-ondas e o frigoríficos tentando usar produtos não-químicos enquanto estes estão desligados (poderá usar água contendo vinagre, recorra apenas a desinfetantes no caso de gorduras ou sujidades mais persistentes)
6.Remova as cadeiras e arrede o que conseguir para passar à limpeza do chão, que deverá ser feita com água bem quente contendo um desinfetante forte para remover qualquer gordura que possa ter pingado para o chão a qualquer altura sem que tenha reparado

A sala de estar e áreas de passagem da casa geralmente não necessitam de grandes cuidados a nível antibacteriano, se bem que se, possui animais em casa deverá ai sim, tomar mais cuidado para que tecidos de sofás e cortinas sejam bem aspirados e escovados.

Nestas áreas deverá fazer questão de remover bem o pó e passar um reparador nos móveis para ajudar a manter o bom aspeto dos mesmos, e em relação ao chão deverá, novamente, usar o produto mais adequado para o piso em questão. Para que este mantenha o maior tempo possível um aspeto bem conservado.

Tente ao longo da semana ir dando pequenos retoques às divisões a que dá maior uso, pois assim durante o fim de semana, não terá de despender tanto tempo a fazer limpezas mais profundas.

Para finalizar aconselhamos que acenda uma ou duas velas bem cheirosas e/ou um incenso de lavanda para ajudar a dar um toque mais acolhedor e relaxante à sua casa


Bruno Jorge

Título: Fazer limpezas

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Comentários - Fazer limpezas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios