Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Categoria: Alojamento
Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Nesta altura do ano, muitos estudantes procuram alojamento, para que possam frequêntar o Ensino Superior. No entanto nem sempre é fácil, pois requer um local de confiança, com boa acessibilidade, a preços que possibilitem o pagamento.

Por este motivo, e para ajudar os estudantes e os respectivos pais a escolherem uma hipótese de alojamento, elaborei uma lista de possibilidades.

Em primeiro lugar, como é habitual, vem o alojamento em quarto. Este tipo de alojamento, em geral, implica um quarto com serventia de casa de banho (e por vezes de cozinha). Geralmente, neste tipo de alojamento paga-se uma renda base pelo quarto, à qual se adiciona um valor fixo para despesas e um calendário de divisão de tarefas de limpeza.

Esta divisão de tarefas nem sempre agrada aos estudantes, que têm já bastante trabalho com os seus estudos. Por este motivo, muitos senhorios estão a contratar empregadas para limpar a casa, adicionando ao orçamento de despesas pago pelo estudante.
Embora possa parecer o ideal, este tipo de alojamento pode ficar muito caro.

Outra hipótese a considerar são as residências universitárias. Estas podem ser independentes ou fazer parte dos serviços de acção social da universidade frequentada. Neste segundo caso, as vagas estão, geralmente, sujeitas a bolsa de estudo, pois os bolseiros têm prioridade. Nestas residências, existem certas condições específicas, como o acesso a salas de estudo, cozinha, lavandaria, entre outras.
No caso das residências privadas, encontramos vários exemplos: residências para alunos Erasmos, residências pretencentes a congregações religiosas, residências particulares ou familiares dedicadas a albergar estudantes…

As residências, tendencialmente, dão direito aos alunos a, pelo menos, duas refeições diárias, sem custos adicionais.
No entanto, há formas mais económicas ou mesmo a custo zero, como vamos ver.

Caso viva numa região onde existam universidades, eis uma boa hipótese: swap. O swap consiste em encontrar um estudante residente na zona da universidade pretendida que venha estudar para a sua área de residência e trocar de casa com ele. Esta hipótese é benéfica para o estudante, que continua a viver com uma família, e para os pais ou tutores, que têm alguém para os ajudar a superar a falta do filho que se encontra longe.

Para terminar, uma possibilidade que foi, inclusivamente, focada pela Fundação Para O Desenvolvimento Social Do Porto no Programa Aconchego, é oferecer-se para viver em casa de idosos, trocando o alojamento por companhia.

Aqui ficaram algumas sujestões. Sem mais para dizer, desejo bom ano lectivo a todos!


Patrícia Carvalho

Título: Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios