Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Problemas cutâneos mais comuns

Problemas cutâneos mais comuns

Categoria: Saúde
Visitas: 4
Problemas cutâneos mais comuns

O prurido caracteriza-se por uma desagradável comichão, provocada por uma perturbação funcional dos nervos da pele.

Torna-se necessário evitar a coçeira da pele , porque ela pode abrir pequenas feridas, que correm o risco de infetar e mesmo depois de cicatrizarem, voltam a dar comichão, entrando-se deste modo num ciclo vicioso.

Assim para acalmar a comichão local deve aplicar-se um cubo de gelo ou esfregar a zona com uma solução de vinagre, que corresponde a uma colher de sopa de vinagre para uma chávena de água. As pomadas à base de benzocaína, não são muito aconselhadas para o efeito.

No entanto, se a comichão persistir ou no caso de muita vermelhidão, é necessário ir ao dermatologista.

Os pontos negros são pequenas acumulações de resíduos celulares e de gordura que provocam uma obstrução dos poros que endurecem em contato com o ar.

Estes devem ser removidos com um instrumento especial, que se encontra à venda nas farmácias e nunca devem ser extraídos com as unhas, para não aumentarem o risco de inflamação.

Deve, neste caso lavar-se o rosto com água e sabão em primeiro lugar, desinfetar o instrumento e só depois retirá-lo. Quem tem muitos pontos negros não deve usar produtos de maquilhagem, sobretudo gordurosos pois aumenta os mesmos.

A acne é considerado um problema para muitos adolescentes e, em especial para os rapazes, porque a grande maioria, cerca de 80%, é apanhado por esta afeção da pele. Contudo este pode ser um problemas mais psicológico do que físico e pode desaparecer, espontâneamente, ao cabo de alguns meses ou anos. No caso dos adultos pode tornar-se um problema maior, sendo as suas formas mais ou menos graves.

Os fatores que desencadeiam o acne são sobretudo, o abuso do álcool e tabaco.

Relativamente ao abuso de gorduras, chocolate e fritos, há pessoas que podem reagir, individualmente, a certos alimentos. No entanto, a verdadeira causa da acne é ainda desconhecida.

Para a minorizar deve lavar-se a pele com água e sabão neutro, aplicar uma pomada à base de peróxido de benzoílo ou loções á base de antibióticos.

No caso de acne mais grave, as expsições prolongadas ao sol ou as lâmpadas de raios UV, por um lado secam as borbulhas, mas por outro, facilitam a proliferação de microquistos.
Um fator agravante da acne é ficar muito tempo num ambiente quente e húmido ou onde se transpira muito por isso deve evitar-se o mais possível. Não se deve nunca espremer as borbulas pois o mais natural é provocarem cicatrizes, difíceis de saír.

As verrugas são pequenos tumores benignos da epiderme, devido à presença de um vírus. São pequenas elevações irregulares e arredendadas, muito salientes e de cor mais ou menos escura.

Normalmente as verrugas surgem nos dedos e nas plantas dos pés e, ainda nas costas das mãos e do rosto. São pouco contagiosas e podem ser destruídas por meio de pomadas, loções alcoólicas à base de salicílico ou, simplesmente compressas de água salgada.

Os sinais são pequenas alterações , mais ou menos volumosas, da cor e textura da pele. São inicialmente inofensivos mas contudo, podem evoluir para certos casos de cancro. Deve ter-se especial atenção no caso de o sinal aumentar, escurecer, fizer comichãom ,inchar ou deitar pus e consultar imediatamente o médico, a fim de idetificar as lesões da pele afetadas.

As dermatites são provocadas por perfumes, tintas, cosméticos ou detergentes. A sua irritação pode ser acompanhada por ardor ou enrubescimento intenso, devendo ser interrompido o contato com o desencadeador do processo.

Já os eczemas e as urticárias têm a sua origem num mecanismo de sensibilizão imunitária, ficando a pele avermelhada, inchada e com comichão.

A salvação, no caso de qualquer dermatite é em suma, identificar o seu agressor e deixar de o usar imediatamente.É importante nunca se coçar a pele e em vez disso aplicar gelo.

Os cuidados acima citados são essenciais para evitar os problemas cutâneos mais comuns.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Problemas cutâneos mais comuns

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

671 

Comentários - Problemas cutâneos mais comuns

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios