Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Problemas cutâneos mais comuns

Problemas cutâneos mais comuns

Categoria: Saúde
Visitas: 4
Problemas cutâneos mais comuns

O prurido caracteriza-se por uma desagradável comichão, provocada por uma perturbação funcional dos nervos da pele.

Torna-se necessário evitar a coçeira da pele , porque ela pode abrir pequenas feridas, que correm o risco de infetar e mesmo depois de cicatrizarem, voltam a dar comichão, entrando-se deste modo num ciclo vicioso.

Assim para acalmar a comichão local deve aplicar-se um cubo de gelo ou esfregar a zona com uma solução de vinagre, que corresponde a uma colher de sopa de vinagre para uma chávena de água. As pomadas à base de benzocaína, não são muito aconselhadas para o efeito.

No entanto, se a comichão persistir ou no caso de muita vermelhidão, é necessário ir ao dermatologista.

Os pontos negros são pequenas acumulações de resíduos celulares e de gordura que provocam uma obstrução dos poros que endurecem em contato com o ar.

Estes devem ser removidos com um instrumento especial, que se encontra à venda nas farmácias e nunca devem ser extraídos com as unhas, para não aumentarem o risco de inflamação.

Deve, neste caso lavar-se o rosto com água e sabão em primeiro lugar, desinfetar o instrumento e só depois retirá-lo. Quem tem muitos pontos negros não deve usar produtos de maquilhagem, sobretudo gordurosos pois aumenta os mesmos.

A acne é considerado um problema para muitos adolescentes e, em especial para os rapazes, porque a grande maioria, cerca de 80%, é apanhado por esta afeção da pele. Contudo este pode ser um problemas mais psicológico do que físico e pode desaparecer, espontâneamente, ao cabo de alguns meses ou anos. No caso dos adultos pode tornar-se um problema maior, sendo as suas formas mais ou menos graves.

Os fatores que desencadeiam o acne são sobretudo, o abuso do álcool e tabaco.

Relativamente ao abuso de gorduras, chocolate e fritos, há pessoas que podem reagir, individualmente, a certos alimentos. No entanto, a verdadeira causa da acne é ainda desconhecida.

Para a minorizar deve lavar-se a pele com água e sabão neutro, aplicar uma pomada à base de peróxido de benzoílo ou loções á base de antibióticos.

No caso de acne mais grave, as expsições prolongadas ao sol ou as lâmpadas de raios UV, por um lado secam as borbulhas, mas por outro, facilitam a proliferação de microquistos.
Um fator agravante da acne é ficar muito tempo num ambiente quente e húmido ou onde se transpira muito por isso deve evitar-se o mais possível. Não se deve nunca espremer as borbulas pois o mais natural é provocarem cicatrizes, difíceis de saír.

As verrugas são pequenos tumores benignos da epiderme, devido à presença de um vírus. São pequenas elevações irregulares e arredendadas, muito salientes e de cor mais ou menos escura.

Normalmente as verrugas surgem nos dedos e nas plantas dos pés e, ainda nas costas das mãos e do rosto. São pouco contagiosas e podem ser destruídas por meio de pomadas, loções alcoólicas à base de salicílico ou, simplesmente compressas de água salgada.

Os sinais são pequenas alterações , mais ou menos volumosas, da cor e textura da pele. São inicialmente inofensivos mas contudo, podem evoluir para certos casos de cancro. Deve ter-se especial atenção no caso de o sinal aumentar, escurecer, fizer comichãom ,inchar ou deitar pus e consultar imediatamente o médico, a fim de idetificar as lesões da pele afetadas.

As dermatites são provocadas por perfumes, tintas, cosméticos ou detergentes. A sua irritação pode ser acompanhada por ardor ou enrubescimento intenso, devendo ser interrompido o contato com o desencadeador do processo.

Já os eczemas e as urticárias têm a sua origem num mecanismo de sensibilizão imunitária, ficando a pele avermelhada, inchada e com comichão.

A salvação, no caso de qualquer dermatite é em suma, identificar o seu agressor e deixar de o usar imediatamente.É importante nunca se coçar a pele e em vez disso aplicar gelo.

Os cuidados acima citados são essenciais para evitar os problemas cutâneos mais comuns.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Problemas cutâneos mais comuns

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

671 

Comentários - Problemas cutâneos mais comuns

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios