Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

“A música está na Terra desde que o homem está na Terra”. A frase, de autor desconhecido, indica o fato de que os registros desse tipo de arte estão presentes mesmo nas escavações de sítios arqueológicos pré-históricos. A primeira nota sobre uma flauta feita de ossos data de 60 mil a.C., enquanto os primeiros sinais de harpas e liras na área da Mesopotâmia.

Pode-se dizer que a música é uma combinação entre sons e silencia e, visivelmente, suas características como instrumento de comemoração e mesmo de relaxamento já eram conhecidas mesmo antes do desenvolvimento da linguagem falada. Os diferentes ritmos, melodias e harmonias surgem a partir da combinação das propriedades do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre.

A música e sua capacidade de cura
A musicoterapia é um tipo de tratamento que usa a música, por meio de ritmos diferenciados, harmonias e melodias, para resolver ou diminuir problemas de ordem cognitiva, emocional, mental ou mesmo física.

O tratamento feito com a musicoterapia começou a ser feito depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando músicos (amadores e profissionais) iam até os hospitais para tocar, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. A partir dessa mobilização, médicos e enfermeiras começaram a observar melhoras significativas no estado de saúde e bem-estar dos pacientes internados. E esse fato foi o que motivou o Dr. Oliver Sachs, médico e escritor inglês, a iniciar em meados da década de 1960 uma série de pesquisas sobre a capacidade curativa da música em pacientes portadores da doença de Parkinson.

Como utilizar a musicoterapia a seu favor? Saiba que a musicoterapia pode ser aplicada no dia a dia, de modo a integrar-se totalmente às tarefas feitas no cotidiano. Você pode iniciar seu “tratamento” logo pela manhã, bocejando de forma a emitir sons, o que ajuda a liberar serotonina e endorfina.

Atentem-se ais sons que te acercam. Um exemplo? Procure ouvir o canto dos passáros e o barulho da chuva. Mesmo nas grandes cidades é possível distinguir esse tipo de som em meio ao caos.

Cante. Não importa se está no banho ou fazendo o serviço de casa. Saiba que a tão conhecida frase “quem canta seus males espanta” é totalmente verdadeira. Cientificamente, cantar ajuda a aumentar a irrigação cerebral, o que melhora a respiração e te prepara emocionalmente para encarar circunstâncias de tensão e ansiedade. Mas, você também precisa evitar os sons irritantes, como por exemplo, o de uma buzina. Esse tipo de ruído pode causar irritação.

Por fim, quando for dormir, se possível reduza gradativamente o volume dos ruídos ao seu redor, inclusive a fala. Ao mesmo tempo, reduza também o ritmo de seus movimentos. Neste momento, uma música ambiente com barulho de água, em volume baixo, pode ajudar a relaxar.


Rua Direita

Título: Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Comentários - Musicoterapia para aumentar a qualidade de vida

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios