Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é o estrabismo

O que é o estrabismo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 4
Comentários: 13
O que é o estrabismo

Os olhos desalinhados têm cura, mas é preciso buscar ajuda o quanto antes. O estrabismo segundos os oftalmologistas 2% a 5% das crianças sofrem deste problema. Os fatores mais comuns que desencadeiam o estrabismo é a genética. Em razão dos músculos que controlas os movimentos dos olhos serem regulados pelo cérebro, doença que afeta o órgão, como hidrocefalia, síndrome de Down, paralisia cerebral, tumores e traumas podem desencardir o problema. O estrabismo muitas vezes é congênito, mais existem casos que o individuo fica estrábico depois da fase adulto, devido algumas lesões no globo ocular ou complicação da diabetes.

O estrabismo pode ser aparente ou latente, constante ou intermitente. Os olhos têm a função de localizar um a imagem e transmitir ao cérebro. Caso os olhos estejam fixos em um mesmo ponto, o cérebro funde as duas imagens isso em uma visão normal. Já no estrabismo em vez da imagem se fundir duas imagens são capitadas. Quando a criança é estrábica, ela costuma rejeitar a imagem do olho estrábico e só enxerga com um olho sem problema. Quanto ao adulto, como o olho costuma ver os dois olhos ele não consegue ignorar o olho estrábico, acontecendo assim a diplopia, visão duplicada.

O melhor mesmo é começar a tratar tão logo descubra que tem estrabismo. Com um exame clinico o oftalmologista faz o diagnostico do estrabismo e avalia se os dois olhos estão se desenvolvendo, já que a tendência é o olho desviado tornando se preguiçoso (ambliopia), pois passa a não ser utilizado. Neste caso, o medico recomenda o uso de um tampam no outro olho, para estimular o que não esta se desenvolvendo. A partir daí o oftalmologista definira se o tratamento deve ser feito com o uso de óculos ou cirurgia. Vale ressaltar que, em grandes partes dos casos as cirurgias devem ser feitas ate o segundo ano de vida. Em estrabismo tardio, em que a casos de visões duplas (diplopia), cirurgias também são recomendadas.

O estrabismo deve ser tratado na infância quanto antes, melhor em! Todas as crianças devem fazer o teste do olhinho, para ser verificado algum possível problema. Ate os 2 anos de idade, recomenda-se a avaliação medica oftalmológica a cada 6 meses. Depois deste período, avaliação anual ate aos 10 anos de idade. Para preserva a visão do olho normal e recuperar a visão do amblíope, alinhar os olhos, procurar restaurar a visão binocular. A cirurgia atua sobre a musculatura ocular. O grupo muscular que terá intervenção cirúrgica depende do desvio ocular de cada paciente. Dependendo do caso a vera a necessidade de mais uma intervenção cirúrgica.

Waldiney Melo

Título: O que é o estrabismo

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 4

773 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 13 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    15-07-2014 às 23:15:59

    O estrabismo possui tratamento e deve ser acompanhado sempre. É muito chato ter isso, mas o bom é que podemos cuidar melhor.

    ¬ Responder
  • camila

    05-08-2012 às 15:43:45

    tenho estrabismo desde de 8 anos mais nao e muito visivel mais me emcomoda muito sera que tem cura o que faço



    ¬ Responder
  • sabrinasabrina

    20-06-2012 às 17:44:51

    sofri um acidente a 6 meses e estou estrabica ate hj e e claro estou com a visão dupla e uso um tampão ate agora e vou precisar fz uma cirurgia,e gostaria de saber si demorou muito pro meu ortoptista querer mi operar e se a operação tem algum risco ou se vai melhorar msm????

    ¬ Responder
  • Tatiane

    06-08-2013 às 06:42:30

    Oi Sabrina como vai? Voce fez a cirugia,gostaria de saber como esta seu olho, eu tbm sofri um acidente a 3 meses e estou assim tbm usando tampão

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEstrábico Anónimo

    17-04-2012 às 19:39:51

    Eu também sou estrábico, desde a infância. Hoje sou adulto e aprendi a viver com isso, mas em crinça sei bem o que sofri. Tenho estrabismo divergente, quando era pequeno era convergente mas o grande médico que me operou, achou por bem cortar demais o musculo ... enfim ...
    Também eu decidi criar um blog dedicado ao estrabismo: www.oestrabismo.com

    ¬ Responder
  • rodrigorodrigo

    01-05-2012 às 09:34:59

    amigo a mim aconteceu-me o mesmo ficou muito bom mas começou a desviar, estou a espera para fazer uma injecção de botox e nova operação...

    ¬ Responder
  • susanasusana

    27-10-2011 às 16:24:42

    boa tarde
    tenhop estrabismo desde crianca,fui operada uma x,e mal se notava agora com 32 anos de idade o olho ficou completamente preguicoso, ate chega doer e nota.se imenso.tera ainda a lguma cura?

    ¬ Responder
  • rodrigorodrigo

    03-05-2012 às 11:23:09

    compreendo-te a mim aconteceu exactamente o mesmo estou a tentar por tudo ser novamente operado, o que consegui ate aqui foi ser seguido no gama pinto mas como me apareceu uma coisa na tiroide tenho de ter os valores todos controlados coisa que não esta a acontecer devido ao stress constante em que me encontro

    ¬ Responder
  • kamilakamila

    23-08-2011 às 02:45:45

    Parabéns pela explicação, mas eu acho que deveria falar como a pessoa deveria se alimentar, pq só fala do que é, explicando tudo, mas enfim, por favor coloquem como uma pessoa deve se alimentar

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoao Muianga

    15-07-2011 às 11:03:44

    Gostei da explicação.É muito gratificante saber que no mundo existem pessoas que divulgam os conhecimentos.

    ¬ Responder
  • janainajanaina

    13-02-2011 às 21:12:42

    boa noite!na minha gravidez tive presão alta e figuei com visão dupla 15 dias e os olhos desalinhados, depois ficou normal,agora com 1 mes depois fique assim de novo sera que estou com estrabismo, o neuro disse que nao.

    ¬ Responder
  • helena caireshelena caires

    18-12-2010 às 23:02:19

    tenho uma menina com 3 anos k aos 2 anos nota-mos que ela estava com o olho esquerdo prguiçoso levei-ao ao oft no hospital e começaram com oculos e o olho tapado .depois aumentaram a garduaçao do olho preguiçoso nada resulta agora estou a usar umas gotas no olho bom ao dormir meto -le as gotas noto que ela agora tem os dois olhos a entortar so tenho consulta em fevereiro que devo fazer

    ¬ Responder
  • Fernando Britobruno

    11-10-2009 às 21:35:47

    sofri um acidente na minha infancia tinha 8 anos entaum perdi minha visão direita e fiquei com estrabismo . hoje tenho 18 gostaria de saber se ainda a cura no meu caso de estrabismo .

    ¬ Responder

Comentários - O que é o estrabismo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios