Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 6
Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

O "nosso" primeiro-ministro quer que os portugueses sejam menos piegas. Leu bem: PIEGAS! Ora sempre tomei a palavra como sendo algo depreciativa mesmo se usada num contexto humorístico.

Então fiz um exercício: http://priberam.pt. E aqui encontrei o significado de piegas conforme os autores do dicionário:piegas(origem obscura) rnadj. 2 g. 2 núm. s. 2 g. 2 núm.rn1. [Depreciativo] Que ou quem é muito sensível ou assustadiço.rn2. [Depreciativo] Que ou quem se prende com pequenas coisas.rnrnOra então fico sem perceber o que queria o gajo dizer.

É que com os sentidos dados não me é possível deixar de ser piegas - e presumo que à grande maioria da população residente em Portugal também não seja possível. Vejamos!Sou muito sensível?




Sou sim senhor. Toda e qualquer das seguintes palavras já me causa calafrios, tremores, suores, insónias, febres altas, dores de barriga, entre outros sintomas: "troika", "austeridade", "novas medidas", "sacrifícios", "mais sacrifícios", "novos sacrifícios", "esperança", "futuro", "jovens", "reformas", "taxa de natalidade", "poupança", "Passos Coelho", "Cavaco Silva", "PSD", "PS", e agora podia continuar quase ad aeternum... rnSou assustadiço? Sou pois.

Até me cago todo quando ouço na televisão alguém pronunciar a palavra "Portugueses"... é que já sei que é alguém que me vai pedir mais qualquer coisa! Até dou por mim muitas vezes a soluçar como uma menina de 5 anos - por dentro claro que por fora temos que ser machos latinos, homens a sério, como os neo-liberais...Prendo-me com pequenas coisas? Tenho que reconhecer que o primeiro-ministro tem razão. Muitas vezes fico preso de movimentos a olhar para pequenos papéis normalmente em formato A4 que se chamam FATURAS, mais conhecidos entre a malta como CONTAS.

Fico literalmente preso de movimentos, especado a olhar para os papéis, para as letras, para os números, e de repente números e letras confundem-se porque parece que se estão a mexer e parecem dançar uns com os outros, rodopiando em meu redor e arrebatando-me e sendo eu esmagado pelo peso dos papéis (gramas, meras gramas... Só depois é que volto a mim e percebo que todo o rodopio e agitação afinal foram só dentro da minha cabeça que a mil à hora tentava perceber como é que vou pagar aquelas contas...rnEm suma, sou piegas, sim senhor. Mas não peço desculpa por isso. Nem peço desculpa por este país estar como está.

Afinal, foram os Passos Coelhos de Portugal que o deixaram no estado em que está, não eu. Sabe que mais, sr. primeiro-ministro? Tal como os gregos, também eu grito: "NÃO AGUENTO MAIS!"... Mas talvez o meu mal seja realmente ser piegas. Devia ser menos grego e mais espartano: gritar a plenos pulmões "ISTO É PORTUGAL, VAI PRÓ RAIO QUE T ESPARTA!!!" e dar-te um pontapé bem no meio dessa tua peitaça neo-liberal e mandar-te para o fundo de um poço ainda mais fundo do que o poço em que tu e os teus "bois" nos meteram...


Valter Manuel Viegas da Encarnação

Título: Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

Autor: Valter Manuel Encarnação (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSousa

    15-05-2012 às 13:55:30

    É fácil falar, mas e trabalhar??? Isso é que eu queria, era trabalhar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoValter

    11-05-2012 às 15:32:55

    Cambada de ladrões não faz nenhum

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRita Melo A.

    25-04-2012 às 23:37:52

    Francamente, isto só pode ser um ataque politico, o Sr. Ministro ser um piegas?
    Piegas é o nome do livro ao da pessoa?
    Aqui , em Riba de Aves , nós chamamos piegas ...lóritóles.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJose

    20-04-2012 às 16:45:29

    Esses andam para ai a roubar e nem sabem o que fazer ao dinheiro....

    ¬ Responder
  • AndréAndré

    20-04-2012 às 13:37:08

    Tenho que admitir que ao ler isto me sinto obrigado a concordar com o Sr. Primeiro Ministro... E por que?? ora vejamos bem:
    Queremos todos grandes ordenados e vidas boa, ora até aqui tudo bem, eu também quero. Mas em troca do quê é que queremos isso?? Pois bem NADA.... Queremos todos trabalhar pouco e fazer NENHUM.. pois bem se querem alguma coisa, lamento informar mas é a trabalhar que a conquistam, e dar o litro... Sim porque é preciso demonstrar todos os dias de trabalho que mereço aquele local e não apenas tomar o posto como adquirido.. A vida não é fácil, à que fazer por merecer o que temos, e se acham que as entidades empregadoras se aproveitam dos trabalhadores, não digo que não, mas pensem que essas entidades não são NADA sem os seus trabalhadores, são eles que produzem o que faz subsistir a sua empresa e siga em um bom rumo, é acreditem se trabalharem bem e com qualidade é difícil não melhorar internamente...
    Agora visto este lado do PIEGAS, sim somos piegas, porque?? porque achamos que somos muito bons e merecemos muito e bla, bla, bla, whiskas saquetas, bla bla bla...
    É só chorar e reclamar...
    Mas pronto é a mentalidade que temos..
    E agora para ultimo ponto, as 8 horas de trabalho não são para retirar 1h para almoço, 30min para o café de manha e a tarde, 30min para os cigarros durante o dia, os 40 min para a conversa com os colegas, 1h na Internet a fazer NADA, 30 min das chamadas e mensagens feitas e enviadas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotoni

    17-04-2012 às 00:13:19

    adorei o texto...concordo com tudo o que escreveste ...parabéns....com sorte o passinhos lê o texto e pirasse daqui para fora...

    ¬ Responder

Comentários - Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios