Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 6
Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

O "nosso" primeiro-ministro quer que os portugueses sejam menos piegas. Leu bem: PIEGAS! Ora sempre tomei a palavra como sendo algo depreciativa mesmo se usada num contexto humorístico.

Então fiz um exercício: http://priberam.pt. E aqui encontrei o significado de piegas conforme os autores do dicionário:piegas(origem obscura) rnadj. 2 g. 2 núm. s. 2 g. 2 núm.rn1. [Depreciativo] Que ou quem é muito sensível ou assustadiço.rn2. [Depreciativo] Que ou quem se prende com pequenas coisas.rnrnOra então fico sem perceber o que queria o gajo dizer.

É que com os sentidos dados não me é possível deixar de ser piegas - e presumo que à grande maioria da população residente em Portugal também não seja possível. Vejamos!Sou muito sensível?




Sou sim senhor. Toda e qualquer das seguintes palavras já me causa calafrios, tremores, suores, insónias, febres altas, dores de barriga, entre outros sintomas: "troika", "austeridade", "novas medidas", "sacrifícios", "mais sacrifícios", "novos sacrifícios", "esperança", "futuro", "jovens", "reformas", "taxa de natalidade", "poupança", "Passos Coelho", "Cavaco Silva", "PSD", "PS", e agora podia continuar quase ad aeternum... rnSou assustadiço? Sou pois.

Até me cago todo quando ouço na televisão alguém pronunciar a palavra "Portugueses"... é que já sei que é alguém que me vai pedir mais qualquer coisa! Até dou por mim muitas vezes a soluçar como uma menina de 5 anos - por dentro claro que por fora temos que ser machos latinos, homens a sério, como os neo-liberais...Prendo-me com pequenas coisas? Tenho que reconhecer que o primeiro-ministro tem razão. Muitas vezes fico preso de movimentos a olhar para pequenos papéis normalmente em formato A4 que se chamam FATURAS, mais conhecidos entre a malta como CONTAS.

Fico literalmente preso de movimentos, especado a olhar para os papéis, para as letras, para os números, e de repente números e letras confundem-se porque parece que se estão a mexer e parecem dançar uns com os outros, rodopiando em meu redor e arrebatando-me e sendo eu esmagado pelo peso dos papéis (gramas, meras gramas... Só depois é que volto a mim e percebo que todo o rodopio e agitação afinal foram só dentro da minha cabeça que a mil à hora tentava perceber como é que vou pagar aquelas contas...rnEm suma, sou piegas, sim senhor. Mas não peço desculpa por isso. Nem peço desculpa por este país estar como está.

Afinal, foram os Passos Coelhos de Portugal que o deixaram no estado em que está, não eu. Sabe que mais, sr. primeiro-ministro? Tal como os gregos, também eu grito: "NÃO AGUENTO MAIS!"... Mas talvez o meu mal seja realmente ser piegas. Devia ser menos grego e mais espartano: gritar a plenos pulmões "ISTO É PORTUGAL, VAI PRÓ RAIO QUE T ESPARTA!!!" e dar-te um pontapé bem no meio dessa tua peitaça neo-liberal e mandar-te para o fundo de um poço ainda mais fundo do que o poço em que tu e os teus "bois" nos meteram...


Valter Manuel Viegas da Encarnação

Título: Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

Autor: Valter Manuel Encarnação (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSousa

    15-05-2012 às 13:55:30

    É fácil falar, mas e trabalhar??? Isso é que eu queria, era trabalhar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoValter

    11-05-2012 às 15:32:55

    Cambada de ladrões não faz nenhum

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRita Melo A.

    25-04-2012 às 23:37:52

    Francamente, isto só pode ser um ataque politico, o Sr. Ministro ser um piegas?
    Piegas é o nome do livro ao da pessoa?
    Aqui , em Riba de Aves , nós chamamos piegas ...lóritóles.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJose

    20-04-2012 às 16:45:29

    Esses andam para ai a roubar e nem sabem o que fazer ao dinheiro....

    ¬ Responder
  • AndréAndré

    20-04-2012 às 13:37:08

    Tenho que admitir que ao ler isto me sinto obrigado a concordar com o Sr. Primeiro Ministro... E por que?? ora vejamos bem:
    Queremos todos grandes ordenados e vidas boa, ora até aqui tudo bem, eu também quero. Mas em troca do quê é que queremos isso?? Pois bem NADA.... Queremos todos trabalhar pouco e fazer NENHUM.. pois bem se querem alguma coisa, lamento informar mas é a trabalhar que a conquistam, e dar o litro... Sim porque é preciso demonstrar todos os dias de trabalho que mereço aquele local e não apenas tomar o posto como adquirido.. A vida não é fácil, à que fazer por merecer o que temos, e se acham que as entidades empregadoras se aproveitam dos trabalhadores, não digo que não, mas pensem que essas entidades não são NADA sem os seus trabalhadores, são eles que produzem o que faz subsistir a sua empresa e siga em um bom rumo, é acreditem se trabalharem bem e com qualidade é difícil não melhorar internamente...
    Agora visto este lado do PIEGAS, sim somos piegas, porque?? porque achamos que somos muito bons e merecemos muito e bla, bla, bla, whiskas saquetas, bla bla bla...
    É só chorar e reclamar...
    Mas pronto é a mentalidade que temos..
    E agora para ultimo ponto, as 8 horas de trabalho não são para retirar 1h para almoço, 30min para o café de manha e a tarde, 30min para os cigarros durante o dia, os 40 min para a conversa com os colegas, 1h na Internet a fazer NADA, 30 min das chamadas e mensagens feitas e enviadas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotoni

    17-04-2012 às 00:13:19

    adorei o texto...concordo com tudo o que escreveste ...parabéns....com sorte o passinhos lê o texto e pirasse daqui para fora...

    ¬ Responder

Comentários - Oh Passos, vai pró raio que t Esparta!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios