Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O maior vulcão de lama

O maior vulcão de lama

Categoria: Outros
Visitas: 16
O maior vulcão de lama

Os vulcõe são sem sombra de dúvida um fenómeno do ecossistema. Mas como é que eles expelem lama das profundezas das entranhas da terra?

Na verdade, existem vulcões de lama em terra e no fundo do mar. E, expelem a sua lama através de fendas na Terra, originando grandes espetáculos mas, aterrorizadores.
Tal como os vulcões comuns, podem efetivamente, formar montes com centenas de metros de altura, projetando a sua lama por vários quilómetros no ar.

Além desta lama projetada, podem ainda formar crateras idênticas a funis, que deixam escorregar como que um lago de lama.

Os gases que os vulcões expelem são outro fenómeno, em que espontâneamente se transformam em línguas de fogo.

Há no ecossistema, muitos vulcões de lama em terra e no fundo do mar. A maior parte localizam-se desde os Alpes até aos Himalaias, sendo cerca de 30% localizados no Azerbeijão. É aqui que se localizam os maiores vulcões em forma de cone, porque os de lama estão em zonas de placas da crusta terrestre. Aqui, a placa oceânica afunda sobre o oceano.

O maior vulcão de lama da crosta terrestre encontra-se na Indonésia, concretatamente em Lusi e é conhecido por ser o maior vulcão de lama e, de crescimento mais rápido.

A erupção deste vulcão teve o seu início já em 2006 e a sua cratera explode cerca de 180 mil toneladas de lama quente por dia.

Apesar disso, os cientistas calculam que ele pode continuar em atividade por mais vinte e seis anos, expelindo muita lama. Tanta lama que poderá ser suficiente para encher 56 mil piscinas olímpicas, tal a sua magnitude!

Apesar das tentativas dos indonésios, para conter a sua torrente, largando bolas de betão gigantes na cratera, os esforços revelaram-se infrutíferos.

É por isso que hoje, cerca de oito quilómetros quadrados, ainda jazem submersos em lama, atngindo nalgumas zonas 18 metros de profundidade.

O resultado da atividade deste vulcão gigante, foi ter matado 13 pessoas, engolir dez mil edifícios e desalojar 30 mil pessoas, engolindo as casas.

O vulcão Lusi, é realmente invulgar e, segundo se diz, obra do homem. Ele foi devido a uma fuga, numa perfuração de gás, próximo da cratera, que fraturou a rocha, fazendo esta pressão, que por sua vez fez a lama jorrar pelas suas fendas.

Apesar disso a empresa alega que se tratou de um sismo.

Atualmente , a ciência suspeita de que há também vulcões antigos de lama em Marte, que podem ajudar a encontrar vida alienígena, cheia de micróbios do interior do planeta. Contudo, isto ainda é uma interrogativa, dos mistérios de outros planetas habitáveis.

Os vulcões podem expelir fumarolas negras ou brancas que são bastante tóxicas e contribuem para a poluição.


Pedro gil Ferreira

Título: O maior vulcão de lama

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 16

695 

Comentários - O maior vulcão de lama

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios