Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Linda Amazônia pulmão do planeta

Linda Amazônia pulmão do planeta

Categoria: Outros
Visitas: 14
Comentários: 4
Linda Amazônia pulmão do planeta

A Linda Amazônia. Seu futuro tem sido discutido muito nos últimos anos, de maneira intensa pela comunidade cientifica, mídia, políticos e sociedade em geral, tanto no Brasil como no mundo. Isso não é pra menos. Afinal é a maior área continua de floresta tropical do mundo inteiro, e já foi considerado o pulmão do nosso planeta na luta contra o aquecimento global, teoria hoje descartada. Mas saiba que sua importância continua sendo grande.

Os estudos que hoje mostra é que o desmatamento poderá alterar, como por exemplo: a dinâmica das chuvas no planeta, além de uma serie de outros problemas. Além disso, a região é uma fonte de recursos que o egoísmo dos empresários enche os olhos e o bolso, desde a madeira até a indústria farmacêutica. Se você não sabe a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo em área continua de terra com mais de sete milhões de quilômetros quadrados divididos entre Brasil, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana francesa, Equador e Colômbia. Nela também estar à maior bacia hidrográfica do mundo com o maior rio do planeta, o amazonas fica no Brasil cerca de 80% da floresta. Saiba também que a maior parte do ecossistema amazônico fica em terra firme numa grande planície de 100 a 200 metros de altitude que segue até as montanhas onde inicia a Cordilheira dos Andes.

Esta grande planície é fruto dos sedimentos deixados pelo lago Bel terra, que existiu na região e se formou a 1, 8 milhão de anos atrás e desapareceu há 25 mil anos. Saiba que na foz da bacia hidrográfica no litoral brasileiro, o solo e a vegetação estão praticamente ao nível do mar e, em algumas áreas abaixo, o que faz com que o mar invada o leito do rio, provocando um fenômeno chamado pororoca. O Igarapé é o estreito riacho que cortam a mata, e igapós, extensa áreas com água cobrindo a vegetação mais baixa, são comuns na região. E é uma das mais interessantes atrações turísticas da região, é lindo o encontro das águas em Manaus mostra outra característica da região, de um lado as águas escuras e as ácidas do rio Negro, do outro lado as barrentas do rio Solimões que se unem para forma o Amazonas.

Você sabe como toda a floresta tropical, a maior parte do seu solo é pobre em nutrientes, formando uma grande biomassa na base das árvores, esse sim rico em nutrientes. Suas árvores como as samuameiras, castanheiras, mogno ou jatobá podem chegar a altura entre 30 e 50 metros de altura. As palmeiras também são comuns na região. Já o açaizeiro, é onde sai o açaí um fruto utilizado na alimentação diária de boa parte da população tradicional daquela região. A dimensão da sua rica biodiversidade amazônica ainda é uma incógnita, havendo as mais diversas estimativas para o numero de espécies vegetais e animais presente na floresta. Alguns animais aquáticos bem conhecidos como o pirarucu, botam e peixe boi está ameaçado de extinção graças à exploração desenfreada. O mogno é uma árvore cuja madeira pela sua maleabilidade é muito procurada, e esta também ameaçada.

A pressão social do homem tem sido a maior razão para a devastação amazônica. Que é chamado o arco do desmatamento, área fronteiriça da floresta que abrange Rondônia, norte do mato grosso, sul do Pará e oeste do Maranhão, que empurra a destruição cada vez mais para dentro da mata.



Waldiney Melo

Título: Linda Amazônia pulmão do planeta

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 14

766 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    27-07-2014 às 22:30:44

    A Amazônia é fantástica. Muito rica de beleza natural, muitas florestas, matas, rios, animais selvagens, enfim, um ambiente fundamental para a sobrevivência e que nos deixa satisfeito com sua existência. Infelizmente, a destruição sempre vai ocorrer enquanto o homem estiver existindo.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 23:11:06

    Considero a Amazônia um dos locais mais fantásticos do mundo. De uma beleza extraordinária e de uma florestação inigualável, há que protegê-la a todo o custo. O texto está apaixonante e alicia á visita e à protecção. Parabéns.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoeder felix

    22-02-2012 às 21:38:57

    eu adoro a natureza.e fico muito triste por tanta destruicao

    ¬ Responder
  • jeninhajeninha

    06-10-2011 às 12:57:22

    adoro a amzonia e o meu sonho é passear por tudo lá conhecer cada pedaço de lá...

    ¬ Responder

Comentários - Linda Amazônia pulmão do planeta

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios