De regresso às aulas
Para os filhos normalmente é o fim da “boa vida” de Verão – o deitar tarde e tarde levantar, as festas, a praia, as aventuras de Verão...
Por outro lado, nesta altura há sempre a vontade de rever os colegas e amigos de escola. É o voltar à rotina, voltar a ter que cumprir os horários, levantar cedo, em resumo é o voltar ao trabalho.
Entre os mais novos há sempre aquela “adrenalina” latente – são os livros novos, em alguns casos uma escola nova, professores novos, os novos materiais escolares e claro a roupinha nova para voltar à escola.
Os mais velhos já passaram essa fase e para eles será apenas mais um Verão que passa e mais um ano escolar pela frente.
Para os pais é o voltar à azáfama do costume – a correria dos pequenos-almoços para levar os filhos à escola e chegar a tempo ao emprego, sair a correr do emprego porque os filhos já estão à espera para ir para casa, enfim…
Além disso há ainda a despesa adicional de cada início de ano lectivo – a corrida às livrarias para requisitar os livros do novo ano, a ida às grandes superfícies para poupar algum dinheiro na compra do restante material escolar e a visita habitual às lojas de roupa que os jovens hoje em dia já não dispensam.
Para aqueles que têm que trabalhar durante as férias de Verão, para ajudar a pagar os estudos, é quase a situação inversa. O regresso às aulas significa em parte o regresso “a uma vida boa”, na maior parte dos casos muito melhor que o tempo sem aulas que foi passado a trabalhar.
Por último, esta é também a altura em que milhares de professores passam dias intermináveis de ansiedade aguardando pela boa notícia da tão desejada colocação – ou não.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Vicente
17-08-2014 às 23:21:55Adoro o regresso das aulas. É um momento que voltamos renovados e prontos a ir com tudo nos estudos. Muito bom!
¬ Responder - Sofia Nunes
16-09-2012 às 17:07:26Sou aluna universitária e até para mim o regresso às aulas é especial, claro que por razões um pouco diferentes das que levam as crianças a entusiasmarem-se (ou assustarem-se, em muitos casos) com este momento. Voltar a colocar o espírito crítico à prova em seminários e trabalhos, enfurecer-me com cada passagem de texto que não compreendo bem e animar-me quando por fim apreendo o seu significado – tudo isso é para mim empolgante e estimulante.
¬ Responder - Edmilson
11-09-2012 às 14:06:19um excelente texto, aborda todas os assutos de um regresso as aulas...era esse tipo de texto que eu procurava ja ha bom tempo...parabens!!
¬ Responder