Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

Categoria: Outros
Visitas: 2
Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

Exemplo no ensino da autonomia, do respeito e da solidariedade, a Escola da Ponte, desde 1976, mostra que o modelo tradicional de educação não é a única via e nem a mais adequada. Com uma proposta diferente, a Escola prioriza a liberdade e uma participação ativa dos alunos. Ela não possui turmas, salas de aula, séries, lista de presença ou provas no modelo padrão e, com este formato, vem sendo alvo da obra de vários autores e prêmios ao longo de sua história. Mas com um modelo de ensino tão diferente, como será que ela contribui para a formação de seus alunos?

- Autonomia e responsabilidade.
Uma das características marcantes da Escola da Ponte, é que ela sempre instiga os alunos a participarem ativamente. Todo ano, acontece uma reunião com os alunos, os pais e os funcionários da escola, para discutir mudanças e melhorias na escola. Os alunos têm liberdade para expressar suas opiniões livremente. Além disso, os alunos têm total liberdade de procurar o material que querem pesquisar, recorrer a qualquer professor para tirar suas dúvidas e, se ainda estiverem com dificuldades, a escola possui um mural onde eles podem deixar avisos de que precisam da ajuda de outros alunos para entender melhor a matéria, possibilitando a solidariedade entre os alunos.

Um outro ponto importante, é que a escola não possui uma lista de presença, deixando em aberto para o aluno a sua ida para as aulas e até mesmo para escolher o modelo de avaliação a que ele se submeterá, e quando se submeterá, pois a escola também foge do modelo padrão de avaliação.

- Repeito e inclusão.
Uma outra característica desta escola, é que ela valoriza as capacidades individuais dos alunos, ao contrário do modelo padrão, onde a escola já deixa claro quais competências quer de seus alunos. Ela é dividida em áreas. São elas: artística, identitária, linguística, lógico-matemática, naturalista e pessoal e social. E os alunos são livres para optarem pela área que tiverem mais afinidade e vontade de aprender, partindo do pressuposto de que um aluno pode ter dificuldades para aprender cálculos, mas ter facilidade para lidar com as artes, sem que esta capacidade seja desmerecida.

Mas a questão da inclusão na para por aí. A Escola da Ponte recebe tanto alunos que os pais querem que estudem na instituição, quanto alunos diagnosticados com transtornos psiquiátricos e psicológicos. A escola acolhe todos os alunos da mesma forma, dando liberdade e tratando todos como iguais.

- Um modelo alternativo que deu certo.
Há quem torça o nariz para o modelo alternativo da escola, mas quanto mais o tempo passa, mas ela é reconhecida por seus méritos. Vários autores se inspiram na escola para escrever textos e livros, pois encontram nela o que sempre imaginaram ser apenas utopia. Obviamente a escola é alvo de preconceito, como tudo que é novo. Mas as avaliações e as pesquisas mostram que a escola, além de ensinar o respeito e uma liberdade consciente aos alunos, cumpre totalmente o seu papel na aprendizagem de conhecimentos para o mercado de trabalho, pois ela faz o que toda escola deveria fazer: ela desperta a vontade de aprender em seus alunos.


Cleiton Lopes Pereira

Título: Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

Autor: Cleiton Lopes Pereira (todos os textos)

Visitas: 2

0 

Comentários - Uma escola sem provas, sem séries e sem chamada.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios