Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Anfíbios - Curiosidades Parte 2

Anfíbios - Curiosidades Parte 2

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Anfíbios - Curiosidades Parte 2

Na Europa, existe uma espécie de sapo, o sapo-verde, que possui atrás dos olhos umas enormes bolsas de veneno. Sempre que este animal é ameaçado por um predador, ele expele pelos poros dessas glândulas de veneno, uma substância altamente tóxica e extremamente venenosa.

Estas glândulas de veneno ou parotóides têm a capacidade de lançar um jato contendo esse fluido venenoso a uma curta distância. Por vezes, esta substância pode não matar o predador ou o agressor, mas se este tiver a infeliz sorte de ser atingido por esse lançamento de veneno na zona dos olhos ou boca, sofrerá de uma sensação de queimadura, poderá ter espasmos ao nível dos músculos, sentir o aumento rápido do ritmo cardíaco e ainda ter dificuldades no aparelho respiratório.

Tanto as rãs como os sapos têm um comportamento semelhante se a ameaça do predador persistir. Quando perturbados, se o predador não desistir aos primeiros sinais, as rãs e os sapos insuflam e distendem os membros posteriores e anteriores elevando, desta forma, todo o seu corpo.

A grande maioria dos anfíbios apresenta ameaças que, no fundo, nunca serão capazes de pôr em prática. Trata-se de mecanismos distratores ou apenas um fingimento que, muitas vezes, lhes salva a vida. Estes animais parecem, na realidade, aquilo que nunca conseguirão ser.

O sapo comum europeu, quando ameaçado por uma cobra de água, ou outro tipo de cobra ou predador, agita a cabeça na sua direção e fica extremamente inchado, dando a ilusão de que este sapo comum europeu é muito maior do que na realidade é. Além disso, como ele recorre às glândulas parotóides, este sapo, que é aparentemente inofensivo, torna-se um adversário extremamente perigoso. O que acontece, na maioria das vezes, é que o corajoso predador que, à partida, encontrou uma presa fácil e que não apresenta qualquer perigo, deslize e se afaste deste pequeno sapo, perdendo a refeição.

No Chile existe uma rã-de-quatro-olhos que ainda utiliza outro mecanismo bastante peculiar entre os anfíbios. Apresenta duas pequenas bolsas em forma de olhos nos flancos. Esta zona, que é habitualmente coberta pelas coxas, fica, assim, semelhante à sua dianteira. Sempre que esta rã é ameaçada por um predador ou agressor, ela exibe estas manchas ocelares e intimida-o. Além disso, é capaz de segregar um sabor bastante desagradável. Estas duas particularidades combinadas assustam e fragilizam o comportamento dos predadores.


Ruben Duarte

Título: Anfíbios - Curiosidades Parte 2

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 2

636 

Comentários - Anfíbios - Curiosidades Parte 2

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios