Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Flash Read > Técnicas e dicas de ensino

Técnicas e dicas de ensino

Categoria: Flash Read

Ensinar é uma grande oportunidade de ser um mediador do conhecimento. Por isso, é essencial aprender como melhorar ainda mais suas aulas e fazer com seus alunos realmente tenham um ensino de qualidade.

1 - Seus alunos podem não querer admitir que eles não entenderam algum assunto. Então, pergunte se você fez a explicação de forma clara. Deixe-os relaxados e à vontade!

2 - Aprendizagem ao ar livre aumenta o fator de retenção. Quanto mais sentidos você usa nas suas aulas, mais eles vão lembrar o que foi dado.

3 - Compartilhe o que você sabe com outros professores. Se você é apaixonado pelo ensino, você vai querer que todos saibam a grande informação que tem.

4 - Use as redes sociais como o Twitter; que é uma grande fonte de apoio para os novos professores.

5 - Mude como você ensina. Isso significa que deve ensinar com um visual, com áudio e com as mãos de diferentes formas. Quando um aluno descobre como aprende, ele vai começar a fazer melhor.

6 - Cada aluno não vai se interessar pelo assunto a cada minuto. Tente alterar o seu tom de voz, se desloque ao redor da sala, e mude as suas formas de apresentar o conteúdo sempre que possível!

7 - Aqueles que dão valor ao assunto, muitas vezes, querem aprender mais. É responsabilidade do professor ajudar e mostrar aos seus alunos o quão valoroso ele é.

8 - Grandes professores devem desenvolver um tipo especial de empatia com o aluno que se esforça.

9 - Faça diferente com a tarefa, exercícios para casa. Não as dê como um castigo ou apenas porque é obrigatório. Deve haver uma boa razão para isso e explique-os a respeito.

10 - Seja específico com os seus elogios aos estudantes. Não diga: muito bom, ótimo, parabéns ou bem feito!

11 - Use uma linguagem simples e positiva na classe.

12 - Tenha um alto padrão para "respostas" em sala de aula. Não use palavras de grosseria e não os deixe constrangidos, utilize respostas completas e precisas.


Kizua Urias

Título: Técnicas e dicas de ensino

Autor: Kizua Urias (todos os textos)

Visitas: 0

594 

Comentários - Técnicas e dicas de ensino

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios