Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Electrodomésticos > Lavagem da cozinha

Lavagem da cozinha

Categoria: Electrodomésticos
Comentários: 1
Lavagem da cozinha

A tarefa de cozinhar, tão amada por alguns e detestada por outros, pressupõe, por uma questão de higiene e, em última análise, de saúde, a lavagem de alguns utensílios empregues no acto culinário.

Assim, por exemplo, as panelas costumam ser uma das grandes dores de cabeça. Todavia, existem pequenos truques que facilitam e desmistificam essa empreitada. As panelas de alumínio devem ser limpas com jornal e café em pó já usado, e as de esmalte com álcool. Para que as panelas não fiquem pretas ao cozer os ovos, basta deitar-se lá para dentro um bocadinho de limão ou umas gotas de vinagre.

Os resquícios de alimentos que ficam colados ao fundo da panela podem ser facilmente removidos deixando ferver um pouco de água com quatro colheres de sal durante quinze minutos. Este mesmo fundo, se de alumínio, manterá o brilho colocando a panela molhada, depois de lavada, ao lume dois ou três minutos, e passando depois com palha-de-aço seco.

Este esfregão é também muito útil para tirar as manchas vermelhas que permanecem na panela de pressão quando se coze feijão e os laivos amarelos deixados pela fritura, em ambos os casos passando-o quando os recipientes estiverem quentes. Remover as máculas das frigideiras de alumínio já não é segredo: só tem de lá se cozinhar alguns pedaços de maçã com água por breves minutos e as sertãs ficarão imaculadas.

No que se refere ao congelador, utiliza-se bicarbonato de sódio e água a ferver na sua limpeza. Cheiros assaz fortes e odores incomodativos e persistentes fazem-se desaparecer pondo uma chávena de café em pó dentro do próprio congelador.

O fogão, onde inúmeras barrigas se roçam durante horas a fio, a um ritmo diário, protagoniza, habitualmente, uma relação de “amor-ódio” com os utilizadores, mormente se forem estes os responsáveis pela sua higienização, e sobretudo se ele albergar uma quantidade exacerbada de vestígios alimentares. Ainda assim, não é motivo para desespero. Os bicos do fogão (que não mordem!) podem ser facilmente limpos em água a ferver com sal, vinagre, gotas de limão e detergente em pó. Esfregando com uma esponja de aço, consegue-se eliminar as manchas com maior rapidez.

Não obstante, se se cobrir toda a chapa do fogão com papel de alumínio, deixando apenas os bicos a descoberto, evita-se a sujidade e conserva-se a pintura e o esmalte (se for caso disso) desta utilidade doméstica.

Se o fogão estiver mesmo muito sujo, há que lavá-lo com água e um bocadinho de bicarbonato de sódio, para facilitar. Não é assim tão difícil “dar banho” à cozinha, pois não?



Maria Bijóias

Título: Lavagem da cozinha

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

619 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    28-04-2014 às 05:52:52

    Gostei muito do texto. Lavo a cozinha com água e um pouco de um produto que sai a sujeira rapidinha, só não me recordo o nome agora. Também farei o teste com o bicarbonato de sódio, obrigada pela dica.

    ¬ Responder

Comentários - Lavagem da cozinha

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios