Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Está preparada para envelhecer?

Está preparada para envelhecer?

Categoria: Beleza
Comentários: 3
Está preparada para envelhecer?

O tempo não para e, com essa premissa, é preciso se estar preparado para envelhecer. Mas como preparar-se para algo que durante muito tempo foi sinônimo de morte, de doença e de má qualidade de vida? Hoje se sabe que envelhecer é experimentar as diversas possibilidades e oportunidades que a vida pode oferecer. Afinal quanto mais tempo se experiencia, mais sábios e seguros nos tornamos. O final da vida material chega para todos, então porque não valorizar um período em que as preocupações de emprego, criação de filhos e aquisição de bens já passaram?

Quem sabe envelhecer, sabe valorizar o tempo, o amanhecer, a dádiva de se ter conquistado família e amigos. Sabe inclusive da possibilidade de se desfrutar de tudo que se conquistou durante os tempos, sejam bens materiais, valiosos para a manutenção de uma qualidade de vida e cuidados que esta etapa humana requer, sejam bens sentimentais, bem mais fundamentais. Quando se envelhece, se tem a oportunidade de viver mais intensamente, de ver o outro lado da vida, de voltar a sorrir, embora as marcas do tempo sejam evidentes, de amadurecer com os erros e acertos e, principalmente, de passar todo o conhecimento que se adquiriu adiante.

Mas para se chegar a essa plenitude é preciso, como tudo na vida, se preparar. Não há uma escola que ensine a envelhecer, logo, saber envelhecer e estar preparado para isso também é um passo que se deve dar na caminhada diária da vida. É fato que desde que nascemos já estamos envelhecendo, portanto já sabemos o que é envelhecer e como podemos evoluir com isso. O problema é a ideia jovial de eternidade ou de que se tem sempre ainda muito tempo adiante. Aqueles que perdem a vida prematuramente não conquistarão a sabedoria e os benefícios da velhice.

É evidente que, à medida em que se vai envelhecendo, muitos problemas físicos vão aparecendo. São as respostas do organismo a tudo o que se realizou e ao modo de vida que se teve durante os anos já vividos. Diante disso é também bastante óbvio que quem sempre cuidou do seu corpo físico e do seu emocional, tendo uma vida mais equilibrada, feliz, uma alimentação saudável e cuidados com a segurança pessoal tem uma velhice mais tranquila. Saber envelhecer requer alguns cuidados com o próprio eu, físico e espiritual.

Para saber envelhecer e adquirir a plenitude necessária para se ter qualidade de vida quando finalmente, e é inevitável, se chegar a terceira, e hoje se fala em quarta, idade é necessário olhar para si mesmo se autoavaliando e se autoajudando constantemente.  Perceber a simplicidade e a efemeridade da vida é um bom começo, evita que se esteja sempre em busca de algo inatingível e que se valorize as possibilidades e as conquistas que se tem.  Manter sentimentos ruins, como ódio, tensão, ambição compulsiva, assim como atitudes negativas como vícios, chantagens e violência só vão gerar um envelhecimento igualmente conturbado, envolto em doença e infelicidade.

Saber envelhecer é saber aproveitar o lado bom da vida, é saber que mesmo que haja injustiça, incompreensão e violência, a vida é boa, porque também existe o lado do amor, da solidariedade, da justiça e do amparo. Manter contato com a família é extremamente importante. Ser para a família e para os amigos verdadeiros o que se deseja ter para si é a chave de um envelhecimento saudável. Solidão não combina com um envelhecer pleno. A plenitude está em chorar e dar a volta por cima, errar e consertar o erro, magoar e pedir perdão, violar alguma regra, mas promover a paz.

Está-se preparado para envelhecer quando se percebe que hoje é realmente o dia mais importante da vida, afinal são as atitudes do dia de hoje que garantirão o bem-estar de amanhã. Está-se preparado para envelhecer quando se percebe que a vida é muito mais do que simplesmente realizar o previsível. Sabe envelhecer quem sabe cuidar do seu corpo físico, que sabe interagir com os outros, quem sabe amar e quem sabe valorizar o lado bom da vida. Ser otimista, ter objetivos, adaptar-se a diversas circunstâncias, ter relacionamentos dignos e fieis são grandes indícios de que se sabe envelhecer e que a maturidade virá de forma harmônica, sem arrependimentos ou frustrações.


Rosana Fernandes

Título: Está preparada para envelhecer?

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

781 

Imagem por: recubejim

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    28-06-2014 às 15:05:12

    Temos que aproveitar cada minuto da nossa vida. E, quando chegar o dia, possamos dizer: ainda sou muito nova!! hehehe

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    11-09-2012 às 19:12:15

    acho que ninguém está preparado para envelhecer para aceitar as rugas e troca da sabedoria, aceitar uma vida estável financeiramente pelo aparecimento das doenças mais complicadas (maior probabilidade de cancro). como pede a canção «oh tempo volta atrás». ele não, mas até que ponto e bom ou não envelhecer? isso é outra conversa. há um lado bom e um lado mau da coisa. por isso, não se preocupe se está envelhecendo, logo encontra o bom.

    ¬ Responder
  • VixVix

    16-10-2011 às 18:39:02

    Ótimo a reportagem, servio para mim direitinho!

    Bjsss *-*
    Ass: Vix

    ¬ Responder

Comentários - Está preparada para envelhecer?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: recubejim

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios