Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Óculos ou Lentes de Contacto

Óculos ou Lentes de Contacto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Óculos ou Lentes de Contacto

O uso de óculos foi durante muito tempo sinónimo de inteligência, cultura e característica intelectual.

Uma pessoa de óculos era associada a um grande estudioso, uma pessoa minuciosa, com conhecimento literários. Era também associado à velhice. Olhos cansados, obrigavam a lupas.

Com o avançar dos anos, o uso de óculos começou a tratar-se de uma necessidade bastante comum. Se uma ida ao dentista faz parte da rotina da saúde dos mais comuns, a ida ao oftalmologista passou também a ser visita anual obrigatória.

A conhecida vista cansada leva muita gente a usar óculos na maior parte das vezes simplesmente para ler, conduzir à noite ou para ver televisão. Dores de cabeça, cansado e vermelhão nos olhos são os sintomas mais frequentes para ser diagnosticada a vista cansada, sendo necessária corrigir com lentes de pouca graduação.

No entanto, existe cada vez mais a necessidade do uso permanente de óculos. Profissões que obrigam ao uso permanente de computador, ou de um esforço mais minucioso (ourives, artesãos, etc.), resultam no uso de óculos cada vez mais cedo.

Para quem é obrigado a usar óculos permanentemente, existe uma pergunta muitas vezes feita. É melhor o uso de óculos ou de lentes de contacto.

Com o desenvolvimento da medicina oftalmológica, as lentes de contacto são nos dias de hoje um bem acessível à maior parte das carteiras, pelo que por aqui a decisão não está facilitada.

Se se trata de uma questão estética, a ajuda pode também não ser muita. Tudo tem a haver com o estilo e look que tem. Se se apresenta de uma forma mais intelectual, os óculos são o ideal, mas mesmo que tenha adotado um estilo mais descontraído, o leque de escolhas das lunetas é bastante grande.

Se pratica desporto, o uso de óculos pode ser um transtorno. A transpiração na zona da face embacia as lentes dos óculos, pelo que parar o que está a praticar para limpar os óculos não é de facto o mais prático. Se o desporto que pratica exige esforço e muito movimento, os óculos são de todo um transtorno.

Se usa óculos, sabe que quando chove vai ter de andar a limpar as lentes, mas se os chuviscos não interferem com as lentes de contacto, saiba que se estiver vento e se levantar pó, vai sofrer.

Olhos muito secos impedem o uso de lentes e os cuidados a ter são muito superiores ao uso de óculos. No entanto e se bem escolhidos, óculos ou lentes é uma escolha pessoal. Fale com o seu oftalmologista. Ele será a melhor pessoa para o aconselhar.



Carla Horta

Título: Óculos ou Lentes de Contacto

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

793 

Imagem por: titlap

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • rawanrawan

    08-11-2011 às 09:39:02

    Muito legal esse site.. me ajudou muito.. eu q ainda sou pequena 14 anos e descobri q tenho q usar oculos ..pra ajudar minhas vistas.. sinto muita vergonha disso pois sou uma menina descontraida q nao para em ksa.. estou pensando d trocar o uso dos oculos por lentes d contato.. mais estou com medo d nao ser uma boa ideia.. thanks

    ¬ Responder

Comentários - Óculos ou Lentes de Contacto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: titlap

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios