Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Tempos Livres

Tempos Livres

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 14
Comentários: 3
Tempos Livres

O conceito de Tempo Livre é frequentemente sinónimo de lazer e ócio, pelo que a definição a aplicar como factor de convergência entre os diversos termos é a ausência de qualquer actividade concreta. Deste modo o conceito de Tempo Livre poderá ser considerado como o tempo em que estamos livres para fazer o que nos apetecer, ou seja, estamos livres de qualquer actividade obrigatória, tal como estudar, trabalhar, etc….

O tempo livre é uma situação em que não há obrigação de realizar uma determinada tarefa.

Isto significa reconhecer o direito de "não fazer nada" este estado é o resultado de uma escolha feita livremente, e não a falta de incentivos ou recursos.

É difícil explicar a noção de tempo livre em si mesma sem a articular com outras noções temporais, como sejam o tempo de trabalho, o tempo de ócio ou tempo de lazer.
Existem diversas formas de classificação dos Tempos Livres, uma vez que ao caracterizarmos as actividades que se praticam na parte do dia em que não estamos ocupados com actividades obrigatórias, encontramos actividades de cariz cultural, social, desportivo, educativo, terapêutico, turístico etc.

É com normalidade que, na actualidade, o indivíduo encontre o seu dia preenchido com as mais diversas formas de actividades de ocupação de Tempos Livres. Assim, como actividades de cariz cultural poderemos considerar o cinema, teatro, concertos musicais, exposições de arte, etc., como actividades de cariz social, os encontros nos cafés, nos ginásios, nos chats da internet, nas saídas nocturnas, etc., de cariz desportivo, em actividades como o ginásio, o futebol, o jogging, as actividades físicas de ar livre, etc., de cariz educativo, em conferências, fóruns de opinião, escolas de música, arte, etc., de cariz terapêutico tais como os spas, as termas, etc., de cariz turístico, tais como as viagens para países estrangeiros, viagens de aventura, etc..

Ao longo da história, os conceitos de lazer, ócio e tempo livre foram sendo modificados acompanhando as mudanças de valores e comportamentos, relacionados sempre comos aspectos sociais, políticos, económicos e culturais vigentes em cada época.

Importa, por isso, ter presente que, na evolução histórica do movimento dos tempos livres, estes tempos nunca foram sinónimo de tempos libertos. Não basta pensar que, pelo facto de normalmente o tempo de trabalho ser calculado numa base de 7 horas diárias, automaticamente possuímos 17 horas para gerir de acordo com a nossa vontade. Estamos condicionados por um conjunto de factores, nomeadamente:

● A deslocação do local de residência para o local de trabalho, e vice-versa que, normalmente, nos grandes centros urbanos, é marcada por uma perda de tempo e nalguns casos, chega a consumir muitas horas diárias perdidas em filas de trânsito e em transportes colectivos, provocando, para além do desperdício de tempo, uma saturação que interfere com o viver em família.

● A constatação de que o tempo livre não é, automaticamente, um tempo liberto, pois no exercício do nosso dever de cidadania é-nos retirado tempo para obrigações: ir às finanças, banco, correios. Tempo para necessidades fisiológicas, comer, dormir, higiene pessoal.

Portanto, o conceito de tempo livre refere-se a uma parcela significativa do tempo que as pessoas possuem. É o espaço temporário em que não temos necessidades ou obrigações.

É, logo, o tempo que permanece após o tempo de trabalho e do trabalho que não foi projectado para atender às necessidades.


Laura Andrade

Título: Tempos Livres

Autor: Laura Andrade (todos os textos)

Visitas: 14

767 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    18-08-2014 às 04:10:35

    Os tempos livres servem para aproveitarmos ao máximo em divertimentos, alegrias. Principalmente, atividades de movimentos, passeios, pic nic com amigos, família...hum, há muitas formas de usar esse tempo para entreter. Tem que usufruir da vida.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    18-09-2012 às 00:02:34

    Sofia, achei a sua observação perfeita. Chamam-se tempos livres para serem vividos em liberdade e não amordaçados no sofá. Há tantas actividades em conjunto com amigos e/ou família que podem ser feitos e mesmo com pouca imaginação e sem se investir qualquer dinheiro. Saia do seu sofá e passe a considerar outros locais os seus eleitos de maior conforto. Divirta-se.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 21:34:10

    Não considero que os tempos livres devam ser momentos de ócio. Ouvi há uns dias um humorista referir-se à questão e só posso concordar com ele, quando afirmava que, se trabalhamos para termos a possibilidade de fazermos, nos tempos livres, aquilo de que gostamos, porque havemos de passar os fins-de-semana no sofá? É um ponto de vista com lógica. Devemos, isso sim, aproveitar estes lapsos de tempo para nos dedicarmos àquilo que nos estimula.

    ¬ Responder

Comentários - Tempos Livres

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Saiba como consertar seu fone de ouvido

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Electrodomésticos
Saiba como consertar seu fone de ouvido\"Rua
É quase certo que, se não forem todas as pessoas, boa parte delas já tiveram problemas com os fones de ouvido e trocaram-nos, pelo menos uma vez na vida. Há casos que são necessárias várias trocas. Por ser um dispositivo sensível e pequeno, um manuseio incorreto ou peças de má qualidade, interfere na vida útil dos fones de ouvido. Seja um chiado, mau contato no cabo ou um lado que parou de funcionar, quase sempre ocorre.
Isso acaba gerando um gasto, às vezes não planejado. O custo é bem pequeno, porém, se for somado todos os fones já adquiridos, pode ser um valor razoável. A manutenção não é tão cara, mas exige um pouco de dedicação. Se você já não aguenta mais comprar essas pequenas peças que estragam o tempo todo, aprenda como arrumar o seu e livre-se desse problema.

Materiais necessários
Esse artigo irá tratar de três tipos possíveis de manutenção: troca do pino, conserto de mau contato e o reparo dos cabos conectados aos fones. Segue a lista de equipamentos necessários:
- Alicate de bico ou corte com área específica para cortar;
- Estilete;
- Lixa;
- Ferro de solda;
- Estanho para solda;
- Conector P2 estéreo e Fita isolante.




Conector do fone de ouvido: Troca
1 - Com o alicate, corte o cabo onde está o conector;
Nessa etapa, não corte muito próximo ao conector porque o mau contato pode estar na parte flexível do cabo. Também não corte tão longe para não diminuir muito o tamanho.
2 - Com bastante cuidado, utilize o estilete para desencapar o cabo;
Se você aplicar muita força nesse passo, pode danificar os fios ou até se machucar.
3 - Dois fios, correspondente aos fones, estarão visíveis. Peque-os e, com cuidado, tire a capa deles com o estilete;
Existem alguns modelos de fones que não tem capa protetora, apresentando três ou quatro fios. Caso seja o seu caso, veja o passo a seguir.
4 - Utilize a lixa para remover a proteção dos cabos encapados;
5 - Ligue o ferro de solda à tomada;
6 - Passe os fios pela capa do novo conector;
7 - Caso seu fone possua dois fios-terra, torça os dois juntos;
8 - Com o estanho e o ferro de solda, grude os cabos no conector;
Antes de realizar esse paço, verifique a ordem correta dos conectores (fone direito e esquerdo). Se você não tiver certeza, veja no outro conector a ordem correta para soldar os fios.
9 - O fio-terra deve ser soldado no buraco central do conector;
10 - Coloque a capa do conector nele e teste seu fone!

Problema de mau contato: Conserto
Agora, você aprenderá a consertar um cabo com mau contato. É recomendado trocar o cabo todo, pois não se sabe onde exatamente está o mau contato e se é somente naquele ponto.
1 - Com o alicate, corte o cabo próximo ao fone;
2 - Com bastante cuidado, utilize o estilete para desencapar o cabo que resta no fone;
3 - Dois fios, correspondente aos fones, estarão visíveis. Peque-os e, com cuidado, tire a capa deles com o estilete;
4 - Utilize a lixa para remover a proteção dos cabos encapados;
5 - Ligue o ferro de solda à tomada;
6 - Utilizando o estanho, solde os fios do cabo novo no que está com o fone;
7 - Com a fita isolante, encape os remendos realizados;
8 - Utiliza a fita isolante para encapar a parte remendada e teste seu fone!

Defeitos nos contatos dos alto-falantes: Arrumando
Agora, você verá como é simples realizar a manutenção nos fones. Confira os passos a seguir.
1 - Ligue o ferro de solda à tomada;
2 - Abra o fone de ouvido;
Nesse item, verifique se o fone não possui parafusos para evitar danos a ele ao abri-lo. Lembre-se de como você abriu para poder fechar depois.
3 - Apenas com o ferro de solda, aqueça onde os cabos estão conectados para derreter a solda e retirar os fios;
4 - Corte a parte dos fios que estão com mau contato;
5 - Com o estanho e o ferro de solta, grude os fios do cabo nos fones;
6 - Monte o fone de volta e teste-o!

No corpo da matéria, há um vídeo feito pela equipe do Baixaki que pode auxiliar você. Gostou das dicas? Comente!

Pesquisar mais textos:

Lucas Souza

Título:Saiba como consertar seu fone de ouvido

Autor:Lucas Souza(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    16-04-2014 às 18:40:31

    Muito valiosa todas as dicas, gostei muito e detalhou muito bem. Obrigada! Parabéns pelo texto!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Vitoria Ribeiro 12-09-2013 às 08:40:23

    Esta com dificuldade em consertar seu fone de ouvido, mesmo com as explicações acima? Consertamos para você! Temos loja física no Centro do Rio de Janeiro, recebemos e enviamos para todo o BRASIL - - 21-25071518 Vitoria Ribeiro

    ¬ Responder
  • João 08-09-2013 às 02:07:31

    Tenho um Headfone Beats Solo HD vermelho e o arco quebrou bem no lado direito no suporte dobrável do fone, Alguem sabe aonde compro esse arco? Moro em Curitiba.

    ¬ Responder
  • mariel 27-01-2016 às 20:30:21

    Conseguiu, João? Estou com o mesmo problema.

    ¬ Responder
  • André 21-07-2013 às 20:00:44

    Comprei um daqueles fones com entrada para cartao de memoria. dos modelos que encaixam na orelha, porem um dos lados foi quebrado. saberiam irformar se existe peca de reposicao, preciso apenas do encaixe da orelha, paguei R$50,00 e vou perder todoo fone por uma unica peça quebrada. MRH-8806Q NIA

    ¬ Responder
  • joaoa 19-06-2013 às 13:31:56

    tenho um skullcandy navigator, e o lado esquerdo do arco quebrou , a 'caixa' esta solta, tem como consertar??

    ¬ Responder
  • sidney 02-04-2013 às 09:18:23

    Qual o endereço da loja? Tenho um fone Philips HLS 8800 e o cabo arrebento e quero consrtalo.

    ¬ Responder
  • Vc é Plagiador 18-02-2013 às 15:19:44

    Engraçado, tu pega a matéria do Baixaki e cola aqui no site.

    ¬ Responder
  • Daniel 27-02-2013 às 12:00:11

    Copiou na cara dura!

    ¬ Responder
  • Marcelo 26-01-2013 às 08:27:20

    VC ESTA COM DIFICULDADE EM CONSERTAR SEU FONE OUVIDO, MESMO COM AS EXPLICAÇÕES ACIMA? CONSERTAMOS PARA VC! TEMOS LOJA FÍSICA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO, RECEBEMOS E ENVIAMOS PARA TODO O BRASIL -2125071518 . BEATS BY, SONY, PHILLIPS, COBY ENTRE OUTROS

    ¬ Responder
  • Renildo 19-08-2014 às 20:58:42

    VOCE TEM COMO CONSERTAR UM ARCO DO BEATES ORIGINAL?..ELE QUEBROU BEM NO CENTRO..SE TEM COMO CONSERTAR, ME MANDE ENDEREÇO OU EMAIL PRA CONTATO...POR FAVOR..MORO EM BRASILIA..SE TIVER ASSISTENCIA TECNICA POR AQUI PRECISO TELEFONE OU ENDEREÇO..

    ¬ Responder
  • Amparo 07-09-2014 às 14:09:59

    Renildo, Vc conseguiu trocar o arco do beats? estou com o mesmo problema. Tb moro em BSB. Peço me orientar.
    Amparo

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento 17-09-2012 às 12:37:14

    Gostei do texto. Sou fã dos artigos publicados pelos autores do ruadireta.com devido à variedade de temas que posso encontrar, além de que a maioria deles são muito ricos em conteúdo, como este! Parabéns autor pela sua dedicação, saiba que as dicas que encontrei aqui poderão me ajudar muito, pois precisava mesmo saber como consertar meu Fone De Ouvido. Espero por novidades, pois sempre estou à procura de novos conhecimentos. Muito obrigada e Boa escrita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios