Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Pólo na água

Pólo na água

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Pólo na água

Nadar é uma actividade física que agrada a muita gente, sobretudo em tempo de Verão. Apresenta múltiplas vantagens e oportunidades de diversão. Além de nos poder salvar a vida, saber nadar aporta a possibilidade de jogar pólo aquático. Já toda a gente deve ter experimentado brincar com uma bola dentro de água, constatando como é aprazível, mas sem tocar com os pés no fundo da piscina não é assim tão fácil.

O pólo aquático desenvolveu-se no final do século XIX, em simultâneo nos Estados Unidos e na Europa, mas foi o estilo europeu, menos agressivo, que prevaleceu. O pólo aquático masculino estreou-se nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900.

Trata-se de um desporto colectivo. As equipas são compostas por sete jogadores, incluindo um guarda-redes. O objectivo é semelhante ao do andebol ou do futebol: marcar golos. Joga-se em piscinas de 20 a 30 metros de comprimento por 10 a 20 metros de largura e uma profundidade mínima de dois metros. As balizas têm três metros de largura e 90 centímetros acima da linha de água.

A bola pesa entre 400 e 450 gramas. O seu diâmetro varia entre os 68 e os 71 centímetros nas competições masculinas e entre os 65 e os 67 nas femininas. Esta nunca pode ser tocada com as duas mãos, excepto pelo guarda-redes.

Não obstante as parecenças que tem com o andebol e o futebol, as maiores semelhanças são com o basquetebol, nomeadamente no que se refere ao tempo máximo para executar uma jogada, que no caso do pólo aquático é de 35 segundos.

Os encontros são divididos em quatro partes de sete minutos de tempo útil. O cronómetro pára quando há interrupções. Todos os jogadores utilizam toucas com protecções especiais para os ouvidos, onde se colocam os números individuais. Uma equipa joga com gorros brancos e a adversária utiliza azuis. Ambos os guarda-redes usam touca vermelha.

Dado que as deslocações na água são consideravelmente mais complicadas, a colocação dos jogadores na piscina – a táctica –, é essencial no pólo aquático. O avançado-centro, geralmente um atleta possante, é nuclear, posicionando-se entre as linhas (imaginárias, naturalmente) dos dois e quatro metros, determinadas em relação à linha final através de bóias. Sujeito a marcações cerradas, raramente o avançado-centro tem ocasião de executar dribles (nadar com a bola), intervindo preferencialmente com passes secos (sem que a bola toque na água).

Existem dois tipos de faltas: as simples, como jogar a bola com as duas mãos, empurrar o adversário ou deixar ultrapassar o tempo limite para concluir a jogada; e as graves, nas quais se incluem agarrar o adversário ou atirar-lhe água. As faltas graves implicam exclusão de 20 segundos e à terceira o jogador tem de ser substituído. As grandes penalidades constam de faltas graves dentro da área de quatro metros e são cobradas dessa linha, com apenas o guarda-redes na baliza.

Não falte! Venha daí!


Maria Bijóias

Título: Pólo na água

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

674 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    02-07-2014 às 00:08:13

    Que fantástico! O pólo na água tornou-se bastante comum entre as pessoas que adoram nadar. Mesmo porque é uma prática bem prazerosa.

    ¬ Responder

Comentários - Pólo na água

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Ler próximo texto...

Tema: Telemóveis
Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!\"Rua
A Samsung está a todo vapor e oferece aos curtidores de smartphones mais um inovador modelo e muito mais completo, o Samsung Galaxy S5. Suas funcionalidades são das mais diversificadas, seu estilo mais arrojado, com muitas funções que agilizam seu dia a dia e deixa sua vida mais divertida.

Então, se você deseja algo que possa ajudar-lhe em suas tarefas diárias e nos seus negócios, o Galaxy S5 é perfeito. Com modernas funções de navegações na internet, seu trabalho fica muito mais dinâmico, fácil e simples. Você pode baixar e-book, vídeos, arquivos em PDF, Word, Excel, fotos, dentre outros. Ele funciona como um minicomputador, apenas de tamanho menor, porém, com um recurso gigantesco.

Conheça um pouco sobre Galaxy S5:


- Câmera de 16 megapixels com autofoco ultrarápido, possui controle de luminosidade ativo e a possibilidade de aplicar modos de captura após o clique. Também tem o temporizador de tempo que pode ser de 2 ou 10 segundos, você apenas clica para tirar a foto e espera a própria câmera bater;

- Sistema S. Health 3.0
O Galaxy S5 é um verdadeiro personal fitness. Com ele, você monitora seus batimentos cardíacos e acompanha a evolução dos seus treinos;

- Tem proteção contra sujeira, água, cair no chão e poeira. Ele vem com certificação IP67 que garante maior segurança para qualquer situação;

- Com tecnologia Wi-fi moderna e com função aceleradora de download você terá muito mais rapidez para usar a internet e baixar qualquer tipo de arquivo, vídeos, fotos, dentre outros. Além de navegar na internet, verificar seu e-mail, ter suas conversas no whatsapp, Messenger, hangouts e acessar qualquer rede social com maior velocidade e facilidade;

- Substitui o uso de senhas com o leitor digital. Assim, para desbloquear o telefone, o dispositivo reconhece o toque da impressão digital e ainda com ele mesmo, você pode fazer pagamentos seguros no Paypal. Uma maior segurança e tranquilidade com apenas um toque;

- Um estilo mais resistente e moderno, você poderá escolher nas cores preta, branca, azul ou dourada;

- Vem com gravador de som, S. Note, Maps, Rádio com transmissão FM, Play Store(para baixar qualquer aplicativo); relógio, agenda, mensagem de texto, calculadora, flashlight, e muito mais;

- Sistema Android 4.4.2 e com memória interna de 16 GB.

Mais que um smartphone, um grande companheiro: Samsung Galaxy S5!

Pesquisar mais textos:

Vicente Silva

Título:Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Autor:Vicente Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios