Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Desporto com formato oval

Desporto com formato oval

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Desporto com formato oval

Reza a história que o râguebi teve origem numa jogada irregular durante uma partida de futebol que acontecia num colégio de Rugby, em Inglaterra, em 1823. William Webb Ellis, atleta que detinha o esférico, sentindo-se incapaz de o dominar com os pés, resolveu agarrá-lo com a mão e correu até à linha final. Para além de se ter tornado no “ponto” lá da escola, ficando este seu feito registado nos anais dos episódios anedóticos que os estudantes coleccionavam, motivou a ideia para uma nova modalidade.

Nos quarenta anos que demorou o reconhecimento oficial do râguebi, acumularam-se regras e mais regras, entre as quais a obrigatoriedade de usar uma bola achatada, em forma de ovo. Isto sugere que o “ovo” (o râguebi) apareceu depois da “galinha” (o futebol).

O râguebi constitui um desporto excepcional em que quase tudo é decidido em conjunto, no seio de equipas de 15 jogadores, e, no que se refere a popularidade, só é vencido pelo futebol. Continua a ser um desporto sobretudo amador, estando fora do programa olímpico desde 1928. Todavia, é de supor que retorne em 2012.

O formato mais geral do râguebi é o rugby union, disputado por equipas de 15 jogadores, em jogos de duas partes de 40 minutos. Os jogadores podem correr levando a bola na mão, ou então passá-la com as mãos ou por meio de pontapés, sendo que o jogador que a vai receber tem de sair detrás daquele que a arremessou ou chutou. Os passes para a frente são interditos. Quando se verificam, há uma penalização designada por “formação ordenada”, em que os oito jogadores de cada equipa se opõem, formando um túnel, para onde é lançada a bola pela equipa rival. Caso esta saia pelas linhas laterais, segue-se um “alinhamento”. A bola é lançada para o alto e os atletas levantam os companheiros para a deter.

Existem quatro formas de obter pontos: ensaio, conversão, drops e penalidades. No ensaio, em que um jogador coloca a bola além da linha final, apelidada de “área de validação”, a equipa ganha cinco pontos. Depois do ensaio, tem lugar uma conversão (dois pontos), que consiste em fazer passar a bola por cima da trave e entre os postes de uma baliza em forma de “H”, com um pontapé, estando a bola no solo. O drops e a penalidade asseguram três pontos e seguem o mesmo método de conversão, só que o pontapé é dado logo que a bola bate no chão.

Apenas o capitão da equipa tem permissão para falar com os árbitros e ninguém pode discutir decisões. O cartão amarelo subentende uma suspensão de dez minutos e o vermelho dá direito a expulsão. Não vai querer ficar de fora do jogo, pois não?



Maria Bijóias

Título: Desporto com formato oval

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    01-07-2014 às 15:47:47

    Muito apreciado pelos americanos, esse desporto com formato oval parece ser bem legal e muito ineressante.

    ¬ Responder

Comentários - Desporto com formato oval

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios