Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Barcos > A importância dos barcos na história

A importância dos barcos na história

Categoria: Barcos
Visitas: 208
Comentários: 2
A importância dos barcos na história

A utilização dos barcos como meio de transporte, remete-nos para 5000 anos atrás, na civilização ocidental, com a invenção do barco à vela.

Recorrendo à força do vento, ficou possível deslocar pessoas e mercadorias por distâncias cada vez maiores. As embarcações foram-se desenvolvendo, assim como a habilidade do marinheiro em reconhecer as direcções do vento para a realização da travessia desejada. Com isto nasceu a Rosa dos Ventos.

A época dos descobrimentos deu-se com o recurso aos barcos e a navegação era feita pela observação das estrelas. Só que ainda não se podia velejar contra o vento, mas a descoberta das correntes marítimas alterou esta situação. O certo é que foram os barcos que permitiram descobrir novos povos, culturas e realidades.

Cedo na história se percebeu que este meio de locomoção oferecia muitas vantagens. Feitos dos mais variados materiais, de formas diversas e com muitos propósitos, este meio de transporte é ainda hoje muito usado no transporte de pessoas e mercadorias.

Existem diversos tipos de barcos, desde o barco a vapor, a balsa, a canoa, o iate, o insuflável, o navio, o veleiro… todos eles com características próprias e cada qual, adequado a um tipo específico de necessidade. Ter um barco deixou de ser um luxo, já que existem modelos acessíveis a todos os tipos de “bolsas”.


Rua Direita

Título: A importância dos barcos na história

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 208

771 

Imagem por: -= Bruce Berrien =-

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 06:20:17

    Que linda a história dos barcos. Podemos voltar ao tempo e observar quantas coisas mudaram. As viagens que antes demoravam meses e meses, hoje é possível chegar ao destino em questão de horas pelo avião.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFelyx

    29-04-2014 às 19:24:06

    E muito manero andar de barco pk facilita o volume de exportações e importações e muito mais...

    ¬ Responder

Comentários - A importância dos barcos na história

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios