Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Vermes Anelideos

Vermes Anelideos

Categoria: Saúde
Visitas: 43
Vermes Anelideos

Os anelídeos vem do latim annelus= ane, esse filo agrupa os vermes de corpo cilíndrico e segmentados,são providos de anéis ,só triblástico, celomados e protostomios e apresentam também simetria bilateral.seu representante é muito conhecido, é a minhoca.Os anelídeos são os primeiros animais a apresentar um sistema circulatório, que assim ajuda e facilita a distribuição de nutrientes e de gases respiratórios a todas as células do corpo.

O sistema circulatório, é um sistema fechado,o sangue circula o tempo todo dentro dos vasos.Seu tubo digestório é completo, e seu sistema nervoso é do tipo ganglionar e sua excreção e feita por nefridios que é um par por segmento.
Existem três classes do filo anelídeos , e são elas: Oligoquetas,Poliquetase Hirudineos.


A classe Oligoquetas, que vem do grego oligo=pouco+khaite=cabeleira,apresentam espinhos ou cerdas curtos, que são microscópicas na supervficie de seu corpo e que essas cerdas auxiliam em sua locomoção.Eles vivem em ambientes terrestre úmidos ou água doce.A minhoca , seu corpo é recoberto por um muco, que assim matem sua pele úmida.Os oligoquetas são animais hemafroditas, e sua fecundação é a fecundação cruzada.


Classe Poliquetas, vem do grego polus=muito+khaite+cabeleira,são animais que apresentam muitas cerdas e são animais marinhos.Eles vivem sobre a arei ou em tubos que escavam no fundo do mar ou nas praias,Algumas espécies se locomovem ativamente no fundo do mar a procura de alimentos ,e outras são fixas.As que são fixas obtém seus alimentos filtrando a água do mar com uma coroa de penachos, brânquias que rodeiam sua boca.


Classe Hirudínea, a classe hirudínea vem do latim hirudo=sanguessuga, e essa classe não apresentam cerdas nem parapodios, seu habitat é em água doce, embora existam algumas espécies terrestres que vivem em florestas úmidas.A maioria dessas espécies são ectoparasitas de outros animais,em geral vertebrados,em qual sugam seu sangue,eles possuem uma ventosa que auxiliam na sua fixação ao corpo do hospedeiro, como as sanguessugas.


Oligoquetos são hemafroditas de fecundação interna.Sobre as sanguessugas, elas possuem e produzem uma secreção salivar que contem anticoagulante, a hirudina.No passado essas espécies Hirudo medicinalis foram utilizadas pela medicina,hoje em dia não usado mais.Porem ainda as sanguessugas são utilizadas em certos tratamentos médicos. E a hirudina ,que hoje é sintetizada artificialmente é utilizada sem pomadas e cremes para eliminar hematomas.


Vanessa Camila Borri

Título: Vermes Anelideos

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 43

0 

Comentários - Vermes Anelideos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios