Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O Que É Budismo?

O Que É Budismo?

Categoria: Outros
Visitas: 5
Comentários: 2
O Que É Budismo?

Uma das várias religiões do mundo inteiro, o Budismo, até hoje está em crescente desenvolvimento. Sua principal base de fé são os ensinos deixados por Buda e quem é seguidor dele denomina-se por nome de budista. Buda é conhecido como “O Iluminado” tendo iniciado seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a.C.3.

O Budismo é um caminho de prática e desenvolvimento espiritual que conduz ao discernimento sobre a verdadeira natureza da realidade. Práticas budistas, como a meditação são meios de mudar a si mesmo, a fim de desenvolver as qualidades da consciência, bondade e sabedoria. A experiência desenvolvida dentro da tradição budista ao longo de milhares de anos criou um recurso incomparável para todos aqueles que desejam seguir um caminho - um caminho que finalmente culmina no Iluminismo ou Buda. Um ser iluminado vê a natureza da realidade com absoluta clareza, tal como ela é, e vive plenamente e, naturalmente, de acordo com essa visão. Este é o objetivo da vida espiritual budista, o que representa o fim do sofrimento para quem quer alcançá-lo.

O Budismo não inclui a ideia de adorar a um deus criador e algumas pessoas não a veem como uma religião ocidental. Os princípios básicos do ensinamento budista são simples e de maneira prática: nada é fixo ou permanente; ações têm consequências; a mudança é possível. Assim, o budismo se dirige a todas as pessoas sem distinção de raça, nacionalidade, classe social, sexualidade ou gênero. Ele ensina métodos práticos que permitem que as pessoas percebam e usem seus ensinamentos, a fim de transformar a sua experiência, para ser totalmente responsável por suas vidas.

Atualmente, o Budismo é bastante diversificado e possui vários aspectos. Pode ser dividido em aproximadamente duas categorias: Theravada (pequeno veículo) e Mahayana (grande veículo). Theravada é a forma monástica que reserva a grande iluminação e nirvana aos monges, enquanto o Budismo Mahayana estende esse objetivo de alcançar a iluminação aos leigos também, quer dizer, aos que não são monges. Sob essas duas categorias, podemos encontrar vários ramos do Budismo, tais como Tendai, Vajrayana, Nichiren, Terra Santa, Zen, Ryobu, entre outros. Portanto, é importante que aqueles que não pertencem ao Budismo e que estão tentando compreender essa religião não presumam conhecer todos os detalhes de uma certa divisão do Budismo quando tudo que estudaram foi apenas o Budismo histórico clássico. (Corduan, 230).

Yuri Silva

Título: O Que É Budismo?

Autor: Yuri Silva (todos os textos)

Visitas: 5

441 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSusana Farias

    26-09-2014 às 21:01:57

    :) Amei a explicação!
    Parabéns!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoguida

    24-09-2014 às 21:08:44

    Muito obrigado tenha sido eu que tinha sugerido este tópico, eu ando a fazer um trabalho sobre as varias religiões ou vertentes espirituais. Este texto sobre o que é o budismo ajudou muito o meu trabalho...obrigado

    ¬ Responder

Comentários - O Que É Budismo?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios