Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Biografia de Alberto Caeiro

Biografia de Alberto Caeiro

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 22
Comentários: 3
Biografia de Alberto Caeiro

Alberto Caeiro da Silva foi inventado por Fernando Pessoa, querendo indicar que se trata duma personagem ficcional, dos heterónimos deste poeta português, como também é o caso de Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Esta personagem ganhou vida com Fernando Pessoa, porém elaborou uma biografia para Caeiro, encachando-se perfeitamente no seu poema. Este nasce em Lisboa em mil novecentos e oitenta e nove, considerado como o “Mestre Ingénuo” devido a ter poucas instruções escolares (primária), falecendo a mil e novecentos e quinze, da doença tuberculose.

Alberto Caeiro era uma personagem que viveu toda a sua vida no campo, não tendo qualquer profissão, descrevia-se sendo um homem louro, de olhos azuis, frágil e de porte médio, anti metafísico, ligado á natureza, inocente, realista, alegre e sincero, sendo órfão de pais viveu certa parte da sua vida em casa duma Tia.

Proclamava a recusar o pensamento metafisico, era anti religioso, o sentimento social e individual, o misticismo e a filosofia devido ao facto de ter que pensar, afirmando que impedia a visão, fazendo existir a dor, o desespero, tornando a vida num clima mais hostil e incerto, no entanto não conseguia evitar o pensamento. Caeiro limitava-se simplesmente a modo de vida natural, observando a realidade com grande simplicidade. Para este, tudo o que estava ao seu redor, era para ser admirado e aproveitado, como todo o momento da sua vida, o envelhecer não lhe causava angústia, o pensamento não lhe obstruía a visão, observar o ser com o estar no momento, sentia-se completo.

A sua poesia era criada no presente, baseando-se exclusivamente na harmonia com a natureza, instantaneamente fluía a inspiração e ação de escrever, recusando o pensamento e sentimentos, traduzindo o real objetivo para o papel, com vocabulário simples e corrente, com frases curtas e versos livres, comparações simples, poucas metáforas, substantivos concretos limitando-se a reticências e frases interrogativas.

Esta personagem interligava-se ao Pessoa Ortónimo, com o facto de eliminar o pensamento e sentimentos, o ato de pensar. No entanto, também se interligava com os outros heterónimos, como Álvaro de Campos e Ricardo Reis, com a transmissão da sinceridade plena e o regresso às origens.


Sandra Mendes

Título: Biografia de Alberto Caeiro

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 22

773 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    18-08-2014 às 01:53:50

    Muito boa a biografia de Alberto Campos. Bem, Fernando Pessoa é o cara, né?? srrsr

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    17-09-2012 às 17:46:34

    Fernando pessoa tinha uma grande imaginação! Foi um poeta notável!

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    17-09-2012 às 16:51:56

    Alberto Caeiro foi considerado pelo próprio Fernando Pessoa como o mestre entre os seus heterónimos, talvez por ser o mais genuíno- como refere, um homem do campo com pouca educação formal- que escrevia sobre a natureza e a qualidade da vida como algo passageiro com palavras simples, mas brilhantes. Representa aquilo que de mais inato existe em todos os seres humanos, que depois de corrompidos pelas cidades e pelo consumismo perdem a sua essência original.

    ¬ Responder

Comentários - Biografia de Alberto Caeiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios