Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Camisetas das Escolas de Samba

Camisetas das Escolas de Samba

Categoria: Vestuário
Visitas: 4
Comentários: 2
Camisetas das Escolas de Samba

Já nem temos idéia em qual época nasceu o Carnaval. Mas as escolas de samba, no Brasil, surgiram nos anos 20 do século passado. No início, as agremiações estavam distantes em número, grandeza e luxo, das atuais, sem a complexa estrutura de hoje.

A denominação “escolas de samba” emergiu como uma paródia à escola Normal, localizada em Estácio de Sá, bairro que abrigou a primeira agremiação do Rio de Janeiro, a “Deixa Falar”. Da Escola Normal saíam professores de ensino regular, enquanto da Escola de Samba surgiam mestres da arte de sambar, responsáveis pela formação de várias agremiações e blocos carnavalescos.

As funções existiam e se exibiam em blocos: instrumentistas, dançarinas, compositores e sambistas. Mulheres vestiam-se como baianas, originando a ala obrigatória de qualquer desfile. O traje dos homens, composto por camisas de listras e chapéu de palha, tomava de empréstimo o figurino dos jogadores de capoeira, criando o estereótipo do “malandro” da cidade carioca.

Particularmente as vestes foram se atualizando no decorrer dos anos. Há sempre um tema específico em que cores e canções são baseadas, para permear a apresentação na avenida. As camisetas do carnaval contemporâneo são pensadas e desenhadas para atender ao tema, seja no corte, no modelo, na cor, ou nos grafismos.

Considerando que nas passarelas, dentro dos desfiles e no meio da multidão, a temperatura é sempre elevada, também há a preocupação de que as camisetas sejam de tecidos leves, auxiliadoras na transpiração e no arejamento do corpo. Tecidos como malha são os mais indicados, enquanto a popeline deve ser renegada na confecção das camisetas, pois não absorve o suor, e age como uma câmara quente.

Outro aspecto importante é o corte. É saudável que a gola tenha um decote acentuado, em canoa, em V, ou em U. E as mangas devem ser inexistentes, apenas com a abertura, para garantir a circulação do ar no corpo.

A cor branca é a preferida, tanto por ser refletora de luz e dissipadora de calor, como por possibilitar a singularidade das cores, acentuando o colorido.

Os textos reportados, normalmente abordam um problema social. Palavras que são um apelo à humanidade, para que o mote não seja esquecido, e que servem como recurso de conscientização.

Embora esses detalhes sejam intrínsecos, o objetivo primeiro das camisetas é retratar a escola de samba, contribuindo para que seja única e inigualável, pela beleza ou pela marcante presença.


Hediene

Título: Camisetas das Escolas de Samba

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 4

776 

Imagem por: murilo campos

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • enrique costa pinto de andrade

    19-09-2015 às 14:50:20

    queria encomenda faixa da portela, e se posso levar sugestão com desenho para a confecção de camisetas, como devo proceder, a forma de pagamento, e preço pr cada peça, e como é festa a entrega, moro em são paulo, capital - zona leste, abraço que DEUS os abençoe.

    ¬ Responder
  • Briana AlvesBriana

    20-08-2014 às 01:03:20

    Como são bem coloridas essas camisetas de escolas de samba, bem alegres e festivas.

    ¬ Responder

Comentários - Camisetas das Escolas de Samba

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Imagem por: murilo campos

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios