Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A importância dos primeiros dentes

A importância dos primeiros dentes

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
A importância dos primeiros dentes

Os cuidados com a higiene de gengivas, dentes e língua dos bebês vão determinar a saúde bucal da criança e prepará-la para permanecer saudável na vida adulta. Isto significa dizer que a limpeza da boca deve iniciar desde nascido e não descuidar quando do aparecimento dos dentes de leite, também conhecidos por temporários ou decíduos.

Esta primeira dentição, que soma em torno de vinte dentes, é responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento da mastigação. Nela, estão presentes os incisivos, cuja função é cortar; os caninos, desenhados para rasgar, e aqueles responsáveis pela trituração, o grupo dos molares. Todos devem cumprir suas tarefas até serem substituídos pelos dentes permanentes.

Além da mastigação, os dentes temporários também são responsáveis pela constituição dos ossos do rosto, incluindo a arcada dentária. Eles contribuem ainda para as funções da fala, ajudando na perfeita articulação dos sons, e vão orientar a direção e o espaço que serão tomados por seus substitutos.

Todas estas funções, portanto, são prejudicadas quando a criança sofre uma perda precoce, ou é vítima de infeções. No primeiro caso, a ausência súbita e demorada do dente temporário, além de afetar a estética do sorriso, facilita a ocorrência de oclusões defeituosas na segunda dentição, afetando, algumas vezes, o desenvolvimento psicológico.

A boa escovação, com produtos apropriados, geralmente é suficiente para garantir a saúde bucal, o que não exclui visitas periódicas ao dentista, a fim de certificar que a manutenção dos dentes de leite está ocorrendo correta e satisfatoriamente.

Assim como os dentes permanentes dependem da conservação saudável dos temporários, os primeiros dentes também dependem dos cuidados na fase anterior ao seu nascimento. Nessa fase, é preciso cuidar da limpeza da boca do bebê, para evitar a proliferação de bactérias e indesejáveis infeções. A limpeza dos lábios, língua e gengiva deve ocorrer com freqüência, sobretudo ao amanhecer e na hora de dormir. Os métodos de limpeza devem ser orientados pelo pediatra, que decidirá a melhor forma de fazer a higiene sem afetar a saúde geral do bebê, que pode ter problemas de alergia com determinados produtos.

Acompanhe ativamente a história bucal do seu filho, garantindo-lhe a saúde. Não ouça idéias falsas que circulam sobre os dentes de leite, principalmente aquelas que diminuem sua importância, incutindo erroneamente o princípio de que, por serem temporários, não afetam a criança e o adulto. Antes, considere seriamente o ditado corrente: “a saúde começa pela boca”.




Hediene

Título: A importância dos primeiros dentes

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 2

674 

Imagem por: Ashie B

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Gabriel henriqueGabriel henrique

    21-03-2011 às 13:08:22

    Olá gostaria de saber se o primeiro dente em bebê da alergia, pois quando surgiu os primeiros dentinhos em minha filhinha apareceu um monte de alergia será que isso esta relacionado com os dentes ?

    ¬ Responder

Comentários - A importância dos primeiros dentes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: Ashie B

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios