Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Simplificando e resumindo, o TCP/IP é o principal protocolo para transferência de dados em uma rede local ou internet. A sigla significa: TCP – Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão); e o IP - Internet Protocol (Protocolo de Internet).
Mas o que adianta explicar isso se não for dito o que é protocolo? Protocolo é, a grosso modo e para níveis de entendimento, uma espécie de linguagem que permite a comunicação entre os computadores e suas aplicações. De certa forma, se as máquinas não “falarem” a mesma língua, não conseguiram estabelecer uma “conversa”, mesmo estando na mesma rede. Por isso, existe o TCP/IP que é o responsável pela possibilidade de existir as redes e a fabulosa internet.

Pilha de protocolos
Detalhando um pouco mais, agora que você já compreendeu um pouco sobre esse cenário, o TCP/IP é, na realidade, uma pilha composta por vários protocolos. Um conjunto formado por 4 camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Essa divisão tem a intenção de garantir que os dados transmitidos de um ponto a outro, cheguem sem nenhum problema. Pois cada subprotocolo executa uma função distinta, mas trabalhando em conjunto.

Aplicação
Essa é a camada utilizada pelos aplicativos para transmitir informações sobre outros programas através da rede. Nela, você pode encontrar outros protocolos, como o SMTP (dados de e-mail), FTP (transferência de arquivos) e o importantíssimo HTTP (utilizado para navegar na internet). Assim que a camada de aplicação processar os dados, ela passará para a de baixo.

Transporte e Rede
Essa camada responsabiliza-se por receber os da de acima, verificar se está tudo certo com eles e dividi-los em pacotes menores. Depois, o Transporte irá enviar os dados para a de baixo, Rede.

Nessa etapa, a Rede fará o processo de endereçar os pacotes com remetente e destinatário, utilizando o IP de ambos. Depois de concluído todo esse processo, finalmente os dados serão enviados pela internet e quem fará isso será a camada de Interface.

Interface
Por sua vez, a Interface deve enviar e receber os pacotes de dados. Os protocolos que são utilizados para realizar essa tarefa dependem do tipo de rede. Nos dias de hoje, o mais utilizado é o Ethernet.

TCP/IP
Todas essas camadas que foram explicadas acima compõem o TCP/IP. Vale ressaltar que esse protocolo é utilizado para o transporte de dados por meio da rede.
Resumindo, as etapas do processo realizado pelo protocolo são, de camada em camada: Aplicação, recebendo as informações; depois Transporte, encarregada de empacotar os dados; Rede, que endereça os pacotes e a Interface, que finaliza todo o procedimento e envia os dados para a rede. Toda a comunicação entre computadores e a internet, são resultados desse protocolo, TCP/IP.

O que achou da matéria? Comente e tire suas dúvidas!


Lucas Souza

Título: Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Comentários - Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios