Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Simplificando e resumindo, o TCP/IP é o principal protocolo para transferência de dados em uma rede local ou internet. A sigla significa: TCP – Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão); e o IP - Internet Protocol (Protocolo de Internet).
Mas o que adianta explicar isso se não for dito o que é protocolo? Protocolo é, a grosso modo e para níveis de entendimento, uma espécie de linguagem que permite a comunicação entre os computadores e suas aplicações. De certa forma, se as máquinas não “falarem” a mesma língua, não conseguiram estabelecer uma “conversa”, mesmo estando na mesma rede. Por isso, existe o TCP/IP que é o responsável pela possibilidade de existir as redes e a fabulosa internet.

Pilha de protocolos
Detalhando um pouco mais, agora que você já compreendeu um pouco sobre esse cenário, o TCP/IP é, na realidade, uma pilha composta por vários protocolos. Um conjunto formado por 4 camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Essa divisão tem a intenção de garantir que os dados transmitidos de um ponto a outro, cheguem sem nenhum problema. Pois cada subprotocolo executa uma função distinta, mas trabalhando em conjunto.

Aplicação
Essa é a camada utilizada pelos aplicativos para transmitir informações sobre outros programas através da rede. Nela, você pode encontrar outros protocolos, como o SMTP (dados de e-mail), FTP (transferência de arquivos) e o importantíssimo HTTP (utilizado para navegar na internet). Assim que a camada de aplicação processar os dados, ela passará para a de baixo.

Transporte e Rede
Essa camada responsabiliza-se por receber os da de acima, verificar se está tudo certo com eles e dividi-los em pacotes menores. Depois, o Transporte irá enviar os dados para a de baixo, Rede.

Nessa etapa, a Rede fará o processo de endereçar os pacotes com remetente e destinatário, utilizando o IP de ambos. Depois de concluído todo esse processo, finalmente os dados serão enviados pela internet e quem fará isso será a camada de Interface.

Interface
Por sua vez, a Interface deve enviar e receber os pacotes de dados. Os protocolos que são utilizados para realizar essa tarefa dependem do tipo de rede. Nos dias de hoje, o mais utilizado é o Ethernet.

TCP/IP
Todas essas camadas que foram explicadas acima compõem o TCP/IP. Vale ressaltar que esse protocolo é utilizado para o transporte de dados por meio da rede.
Resumindo, as etapas do processo realizado pelo protocolo são, de camada em camada: Aplicação, recebendo as informações; depois Transporte, encarregada de empacotar os dados; Rede, que endereça os pacotes e a Interface, que finaliza todo o procedimento e envia os dados para a rede. Toda a comunicação entre computadores e a internet, são resultados desse protocolo, TCP/IP.

O que achou da matéria? Comente e tire suas dúvidas!


Lucas Souza

Título: Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Comentários - Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios