Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Simplificando e resumindo, o TCP/IP é o principal protocolo para transferência de dados em uma rede local ou internet. A sigla significa: TCP – Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão); e o IP - Internet Protocol (Protocolo de Internet).
Mas o que adianta explicar isso se não for dito o que é protocolo? Protocolo é, a grosso modo e para níveis de entendimento, uma espécie de linguagem que permite a comunicação entre os computadores e suas aplicações. De certa forma, se as máquinas não “falarem” a mesma língua, não conseguiram estabelecer uma “conversa”, mesmo estando na mesma rede. Por isso, existe o TCP/IP que é o responsável pela possibilidade de existir as redes e a fabulosa internet.

Pilha de protocolos
Detalhando um pouco mais, agora que você já compreendeu um pouco sobre esse cenário, o TCP/IP é, na realidade, uma pilha composta por vários protocolos. Um conjunto formado por 4 camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Essa divisão tem a intenção de garantir que os dados transmitidos de um ponto a outro, cheguem sem nenhum problema. Pois cada subprotocolo executa uma função distinta, mas trabalhando em conjunto.

Aplicação
Essa é a camada utilizada pelos aplicativos para transmitir informações sobre outros programas através da rede. Nela, você pode encontrar outros protocolos, como o SMTP (dados de e-mail), FTP (transferência de arquivos) e o importantíssimo HTTP (utilizado para navegar na internet). Assim que a camada de aplicação processar os dados, ela passará para a de baixo.

Transporte e Rede
Essa camada responsabiliza-se por receber os da de acima, verificar se está tudo certo com eles e dividi-los em pacotes menores. Depois, o Transporte irá enviar os dados para a de baixo, Rede.

Nessa etapa, a Rede fará o processo de endereçar os pacotes com remetente e destinatário, utilizando o IP de ambos. Depois de concluído todo esse processo, finalmente os dados serão enviados pela internet e quem fará isso será a camada de Interface.

Interface
Por sua vez, a Interface deve enviar e receber os pacotes de dados. Os protocolos que são utilizados para realizar essa tarefa dependem do tipo de rede. Nos dias de hoje, o mais utilizado é o Ethernet.

TCP/IP
Todas essas camadas que foram explicadas acima compõem o TCP/IP. Vale ressaltar que esse protocolo é utilizado para o transporte de dados por meio da rede.
Resumindo, as etapas do processo realizado pelo protocolo são, de camada em camada: Aplicação, recebendo as informações; depois Transporte, encarregada de empacotar os dados; Rede, que endereça os pacotes e a Interface, que finaliza todo o procedimento e envia os dados para a rede. Toda a comunicação entre computadores e a internet, são resultados desse protocolo, TCP/IP.

O que achou da matéria? Comente e tire suas dúvidas!


Lucas Souza

Título: Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Comentários - Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios