Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Nas Finanças Lá de Casa

Nas Finanças Lá de Casa

Comentários: 1
Nas Finanças Lá de Casa

Nos dias que correm, quem gere as finanças de uma casa tem de saber e conhecer todas as acrobacias dignas de um verdadeiro artista. Gerir é complicado e tendo em conta que os ordenados são cada vez mais baixos perante a vida cada vez mais cara, a ginástica do dinheiro é uma verdadeira aventura.

Mas se para os casais que já tem uma vida em comum, algumas arestas ainda tem de ser limadas para que as finanças corram bem, quando se decide comprar casa e fazer uma vida em comum, os planos podem ir por água-abaixo.

Para que não tenha surpresas, veja alguns truques para controlar despesas e para se preparar para as finanças de uma vida a dois.

Quando decidir arrendar ou comprar uma casa tenha em atenção alguns fatores. No arrendamento terá de contar com 2 rendas logo no início (a 1ª renda e o valor da caução) e no caso de querer comprar as despesas são ainda maiores. Custos de processo, avaliação da casa, escritura, a própria prestação, condomínios, seguros, etc…

Quando já tem casa, espreite os valores com os gastos com a luz, a água e o gás. Se não tem qualquer ideia de quanto uma casa gasta, pergunte à sua mãe. Ela saberá e tem a experiencia que neste momento está a precisar.

Lembre-se que tem de comer. Aqui contabilize as despesas do comer para o mês inteiro, tendo em conta as que faz no inicio do mês e as que acaba por comprar quase todos os dias como os frescos.

Quem tem uma casa tem de contar com despesas de manutenção. Detergentes, lâmpadas que são necessárias trocar ou até mesmo o micro-ondas que pode avariar. Lembre-se que tem ainda as despesas do seu dia a dia como os transportes que utiliza para ir trabalhar, o almoço fora todos os dias e o café que bebe fora de casa.

Estas despesas são só um começo de uma vida a dois, independentes e soltos das asas dos pais. Quando decidir ir viver com a sua cara-metade, faça um orçamento, acrescentando sempre um pequeno valor que deve considerar como eventualidades. Com este orçamento veja a ginástica e a gestão que vai ter de fazer com o ordenado dos dois.

De certa forma é bom que um dos parceiros gira as economias da casa e se colocar algumas despesas a serem pagas por debito, vai facilitar a vida.

Manter as contas em dia e gerir da melhor forma as economias da sua casa é meio caminho andado para uma relação feliz. Sobrar algum dinheiro para que cada um faça dele o que bem entender é saudável. Não tente controlar o dinheiro que o outro ganha, se ele contribui para a casa da mesma forma que você.


Carla Horta

Título: Nas Finanças Lá de Casa

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 19:17:44

    Faça de tudo para não pagar juros, taxas, multas de boletos, isso são desperdícios de dinheiro e comprometem as finanças. Viva sob controle e não deve-se gastar a mais do que se ganha!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Nas Finanças Lá de Casa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios