Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Fecho das urgências

Fecho das urgências

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Fecho das urgências

Segundo as recentes notícias, um grupo de peritos propôs o fecho de 12 urgências de hospitais a nível nacional.

Segundo o Público, as urgências a serem fechadas seriam a de Macedo de Cavaleiros, Fafe, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Valongo, Peniche, Tomar, Montijo, Montemor-o-Novo, Serpa, Lagos e Loulé.

Na mesma notícia, encontramos também a proposta de desclassificação (entenda-se, passagem a um nível inferior) de outras tantas urgências. Estas seriam Mirandela e Póvoa de Varzim (passariam de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico para Serviço de Urgência Básico), Hospital dos Covões (passaria de Serviço de Urgência Polivalente para um nível intermédio) e o Hospital Garcia da Orta (que passaria de SUP para SUMC, no entanto foi já refutada esta hipótese).

No total, a rede de urgências seria reduzida das 89 apresentadas em 2007 para apenas 72.
Não entendo, no entanto, qual a lógica destas medidas.

Para começar, embora não seja perita na matéria, sou utilizadora dos hospitais, tal como todos nós, e confesso que nunca vi uma urgência vazia ao ponto de justificar o seu fecho. Pelo contrário, chegamos a estar noites inteiras à espera na urgência de um hospital.

Em segundo lugar, acho incrível o facto de ter ouvido dizer que “nenhum utente está a mais de 60 minutos de uma urgência”. Então vejamos, um AVC requer intrevenção imediata. Ora, uma pessoa que esteja a 60 minutos (1 hora) de uma urgência leva, por exemplo, 15 minutos a detectar os sintomas, mais 10 para ligar ao INEM. O INEM reencaminha o pedido para a equipa mais próxima (que estará a 60 minutos do local), que por sua vez se equipa e prepara. Mais 15 minutos. Daí ao local, demoram 60 minutos. Chegando ao local, a examinação do doente e colocação na ambulância pode levar, na melhor hipótese, mais 15 minutos. Daí, seguem-se mais 60 minutos para a urgência, onde será atendido.
Em suma, um doente com um AVC pode levar até 15+10+15+60+15+60= Duas horas e 55 minutos!!!

Quase três horas para intrevir num AVC, que deveria ter intrevenção imediata. Isto claro, sem contar com semáforos, trânsito e todos os tipos de contratempos que possam surgir.
Num país em que se paga o volume de impostos que se paga em Portugal, esta situação parece-me inadmissível, pois para além deste exemplo temos uma vasta panóplia deles (acidentes com feridos graves, sufocamentos de origem alérgica, grávidas em trabalho de parto, entre outros).

Enfim, desejo-vos a todos felicidade e muita saúde, pois esta é gratuita e de qualidade… enquanto a temos.


Patrícia Carvalho

Título: Fecho das urgências

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Comentários - Fecho das urgências

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios