Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Realidade Virtual

Realidade Virtual

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Comentários: 14
Realidade Virtual

Realidade virtual ou ciberespaço é um meio tridimensional gerado pelo computador que permite que o usuário veja, interaja e se manifeste em outros ambientes, utilizando experimentação sensorial e entenda dados bastante complexos. Essa interação se dá mais comumente através de usos de dispositivos como luvas, trajes específicos e capacetes que permitem ao usuário experimentar a sensação de realizar ações reais em outra realidade ficcional, em tempo real.

Na realidade virtual há uma imersão em um outro ambiente tridimensional, uma interação entre essa realidade e o usuário e um envolvimento nessa relação entre homem e máquina.   Essa ideia de se estar em outra realidade, em outro ambiente, pode ser dada com dispositivos específicos ou, como em muitos parques ou museus, com a projeção de uma realidade em paredes, telas, piso ou teto.  Nesse último caso não há a sensação de uma imersão nessa realidade. O sentido de imersão se dá devido aos sentidos diversos serem estimulados para isso. Não só a visualização, mas o som e a possibilidade do movimento. O uso dos capacetes que garantem a sensação da imersão é mais significativo, porém o uso de monitores e salas de projeção tem ocupado cada vez mais espaço dentro dessa outra possibilidade, a realidade virtual.

A realidade virtual é uma simulação da realidade, tendo as tecnologias como intermediário. Dentro dessa realidade permitida pela interface entre homem e computador, há duas divisões. Existe a tele-presença, em que sujeito pode interagir com os ambientes tridimensionais criados com outros usuários, podendo estes estarem em locais diferentes, se encontrando nesse mesmo ambiente virtual. Também tem a tele-operação, muito utilizada na educação à distância. Essa realidade virtual cria a possibilidade de interação entre vários usuários por meio de tele-conferências, por exemplo, ou por meio de robôs virtuais.

Essa realidade virtual pode ser dividida, para sua maior compreensão, em cinco tipos. A realidade virtual aumentada que se utiliza do capacete para criar a imersão do usuário no mundo virtual, usando elementos do mundo real. A realidade virtual de mesa, que se utiliza de monitores, óculos e projetores para garantir que essa realidade seja percebida e experimentada. A realidade virtual de simulação, que usa dispositivos para dar a ideia de que o utilizador está num ambiente virtual. E a realidade virtual de projeção, em que homem pode comunicar-se com personagens virtuais, mesmo estando fora desse ambiente.

Além do entretenimento, a realidade virtual está ocupando espaço em várias áreas. Ela está sendo usada em terapias, em que se podem criar ambientes que permitam ao paciente deparar-se com seus medos ou fobias e tentar enfrentá-las e superá-las. Também pode ser utilizada como recurso importante na educação permitindo que o educando experimente, manipule e aprenda através de inúmeras simulações da realidade.

A realidade virtual também auxilia na formação de médicos, paramédicos e salva-vidas, possibilitando, através de corpos e recursos virtuais, a aprendizagem e os procedimentos necessários para o atendimento em diversas situações, sendo elas de risco ou não. Além de estar presente em treinamentos militares. Ainda podem ser destacados também os famosos simuladores de voos, entre outras simulações, que permitem uma vivência que talvez, na realidade, a pessoa nunca venha a passar. Ou então a prévia experiência em um mundo virtual antes da prática na realidade em si.
O ciberespaço é um mundo virtual em expansão e à disposição do homem a fim de que vivencie experiências nunca antes imaginadas.


Rosana Fernandes

Título: Realidade Virtual

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

778 

Imagem por: fensterbme

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 14 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 20:14:42

    Muito interessante essa questão de realidade virtual como salvadora de tantas coisas auxiliando no desempenho e às mãos de humanos. Ótimo texto!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 16:07:09

    Como tão bem nos fala a autora, a realidade virtual é utilizada no combate a medos e fobias. O melhor exemplo e que está a ter um grande desenvolvimento em Portugal é a terapia computacional em pessoas com traumas de guerra. Os estudos revelam que as técnicas dão resultado quando acompanhados por especialistas na área de traumas e fobias.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 16:02:03

    A Universidade de Coimbra tem levado a cabo um estudo aprofundado no que diga respeito à realidade virtual com crianças com autismo. Os resultados têm sido extraordinários, podendo esta ser mais uma extraordinária ferramenta numa "doença" com tanta coisa ainda por descobrir.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 02:00:59

    Que na internet ninguém tem rosto, nós já sabemos. Mas custa um pouquinho de sinceridade??? rsrsrsA realidade pra mim é que todos estamos conectados de alguma forma por uma corrente invisível.Hoje em dias as pessoas compram e vendem coisas, se conhecem, compartilham suas vidas, seus segredos, suas vontades, tudo através das telas, pequenas ou grandes, de computadores, de mãos ou de notebooks... E assim caminhamos para um futuro cada vez mais virtual. Matrix se concretizando.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    03-10-2012 às 10:21:06

    A realidade virtual é cada vez mais uma constante, especialmente para os jovens e adultos que tentam combater o desemprego e a solidão.Esta realidade constitui um perigo para os adolecentes que ainda não sabem distinguir certos perigos associados à mesma.O seu controlo devia ser uma constante na casa dos pais e escolas.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 06:22:16

    Tudo que é virtual tende a cada vez mais ocupar espaço em nosso cotidiano.Temos amigos virtuais, amores virtuais, negócios virtuais, lojas virtuais, é como se tivéssemos um avatar, um novo eu agindo no mundo virtual.Cada vez mais também vemos filmes em 3D e a nova moda são os televisores e notebooks em 3D.A imersão na realidade virtual além de divertida é útil para facilitar o aprendizado como bem citado no texto

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 06:14:40

    Tudo que é virtual tende a cada vez mais ocupar espaço em nosso cotidiano.Temos amigos virtuais, amores virtuais, negócios virtuais, lojas virtuais, é como se tivéssemos um avatar, um novo eu agindo no mundo virtual.Cada vez mais também vemos filmes em 3D e a nova moda são os televisores e notebooks em 3D.A imersão na realidade virtual além de divertida é útil para facilitar o aprendizado como bem citado no texto

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    27-09-2012 às 12:40:15

    Eu ainda não tinha muito conhecimento sobre o assunto, mas depois que você explicou pude ver o quanto é interessante e como a tecnologia nos surpreende a cada dia. Realidade virtual ou ciberespaço é um meio tridimensional gerado pelo computador que permite que o usuário veja, interaja e se manifeste em outros ambientes, utilizando experimentação sensorial e entenda dados bastante complexos. Imagine só o quanto a realidade virtual não poderá ajudar a muitas pessoas 

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    24-09-2012 às 18:34:52

    Se falarmos em realidade virtual podemos falar em amor virtual, conhecido na internet. Hoje em dia muitos casais se juntam a par da internet, uns duram outros não, e outros nem se chegam a ver sequer, a virtualidade tornou-se um "pecado" humano, mas é assim, que temos que encarar muitas etapas da vida.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 17:52:08

    Vivemos tão envolvidos com este novo sistema: o virtual, que temos deixado de lado coisas muito importantes como os relacionamentos físicos. Pessoas que mal se conhecem, iniciam um relacionamento virtual e acabam descobrindo depois que foi um engano. Isso tem acontecido sobremaneira, pois a convivência é que demonstra o que a pessoa realmente é. Essa nova realidade virtual tem nos deixado sem a socialização, sem a aproximação que tanto precisamos. Isso de fato é triste.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    24-09-2012 às 17:47:27

    Penso que a realidade virtual, como a descreve, possa ser uma experiência interessante. Acho particularmente interessante que esteja a ser usada não apenas com finalidades recreativas, mas sim como parte integrante de certas formas de terapia. A tecnologia bem empregue ao serviço da saúde pública, seja ela mental ou física, é uma grande vitória do nosso século, ainda que sejam muitas as vozes contrárias. Com a tecnologia é apenas necessária moderação, havendo vários aspectos positivos.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    24-09-2012 às 14:55:23

    Atualmente a realidade virtual é já uma realidade. As pessoas usam cada vez mais as redes sociais para fazerem amizades, compras e serviços de toda a espécie.Esta realidade tem efeitos positivos mas também nefastos. Em especial nas mentes das crianças e jovens, se não estiverem preparados para fugir aos perigos.

    ¬ Responder
  • suelenesuelene

    15-04-2011 às 21:13:09

    Fernanda, gostaria de citar as informações deste texto em minha tese, para tanto, preciso da referência completa de autor e texto. Você já publicou em forma de artigo?

    ¬ Responder
  • Jarson Rodrigobeatriz sielime

    29-01-2011 às 19:02:36

    coisas virtuais nao existem na vida real isso é uma inrresponsabilidade e desonestidade e uma merda

    ¬ Responder

Comentários - Realidade Virtual

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Imagem por: fensterbme

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios