Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como Poupar na Eletricidade?

Como Poupar na Eletricidade?

Categoria: Outros
Comentários: 1
Como Poupar na Eletricidade?

Quantas vezes ouvimos nas noticias a subida de valores da luz e os custos que a eletricidade fazem verdadeiros “assaltos” aos orçamentos da casa de cada um de nós.
Mas existem alguns truques que podem ser tomados em consideração para poupar na energia e na conta da luz.

Aqui vamos a elas.

- Utilize vários candeeiros, mas naturalmente não todos ao mesmo tempo. Por exemplo, se estiver a ler um livro, opte por um candeeiro pequeno com a luz focada na sua leitura. As luzes de teto devem ser só acesas em casos excecionais e mesmo que tenham 6 bocais para 6 lâmpadas, opte por usar só 3 deles.

- Quanto ao tipo de lâmpadas, também é importante. Opte por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. São de facto mais dispendiosas na altura da compra, mas além de gastarem 6 vezes menos, duram 8 vezes mais.

- Aparelhos em Standby estão proibidos. Não desligue por exemplo os aparelhos no comando e de preferência, se os puder desligar da tomada, é o mais indicado. Se utilizar uma extensão com interruptor, pode poupar tempo desligando-o num só botão, apagando todos os aparelhos.

- Na altura de comprar os seus aparelhos domésticos, veja a sua eficiência energética. A classe A+ é a mais indicada, pois o consumo de energia é baixo, logo isso vai refletir-se na sua fatura no final do mês.

- Precisa de carregar a bateria do telemóvel? Não o faça durante toda a noite. Existem telemóveis que só necessitam de 2 horas ligados à eletricidade. Se assim é, porque deixá-los toda a noite ligados?

- Na cozinha, também poderá poupar na hora de cozinhar. Cozinhe sempre com a tampa em todas as panelas, pois assim poderá poupar 75% do tempo de cozedura. Experimente desligar o forno ou o lume minutos antes do previsto, pois o calor acumulado cozinha no restante tempo. Lembra-se da velhinha panela de pressão? Adquira uma e vai ver os alimentos cozinhados com uma rapidez extraordinária.

- Congelador e frigorifico deve ser aberto somente uma vez, quer para guardar alimentos, quer para os retirar. Quanto menos vezes o abrir, mais energia poupa pois o esforço para fazer frio não terá de ser extremo.

- Máquinas de Roupa e de Loiça devem ser utilizadas em carga máxima e sempre que puder, deixe a roupa secar ao ar livre.

Estas são apenas algumas dicas, no entanto estude a sua casa de forma a ver no que pode mais poupar.


Carla Horta

Título: Como Poupar na Eletricidade?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Maximino Joaquim Abreu Costa da SilvaMaximino Joaquim Abreu Costa da Silva

    30-07-2012 às 11:45:53

    Como poupar eletricidade?
    Utilizar lâmpadas de menos consumo,
    Manter o mínimo possível ligado,
    Nunca deixar os eletrodomésticos em Standby

    ¬ Responder

Comentários - Como Poupar na Eletricidade?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios