Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Hinduísmo – O banho do Nirvana

Hinduísmo – O banho do Nirvana

Categoria: Outros
Visitas: 8
Comentários: 4
Hinduísmo – O banho do Nirvana

O Hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, com mais de 750 milhões de seguidores, tendo sido Gandhi o hindu mais célebre dos últimos tempos.

Para os hindus, o ano começa com um banho de purificação que visa antecipar o Nirvana, isto é, a libertação definitiva. Com este objectivo, os hindus procuram a ajuda de um mestre, o guru, submetem-se a algumas disciplinas – o ioga – e realizam um conjunto de orações. O propósito é libertarem-se do sofrimento, das sensações e das necessidades, que são o preço a pagar pelos pecados passados.

Durante o mês de Janeiro, mais de 200 milhões destes fiéis reúnem-se no rio Ganges, na Índia, a fim de mergulhar nas suas águas sagradas. O ritual integra o Kumbh Mela, ou seja, a peregrinação mais importante do Hinduísmo. A origem deste ritual prende-se com uma crença de base: os hindus acreditam que todos os rios nascem no Céu, pelo que são sagrados e funcionam como pontes entre a terra e os deuses. O banho no rio Ganges, crêem eles, purifica-lhes a alma, na medida em que a libertam dos pecados cometidos nas últimas três vidas. No decorrer do banho vão cantando: «Ó Sagrada Mãe Ganga, ó Yamuna, ó Godavari, ó Sarasvati, ó Narmada, ó Sindhu, ó Kaveri, que vós vos comprazais em vos manifestardes nestas águas com que me purifico.» Para além do banho sagrado, é desejo veemente dos hindus serem cremados e que as cinzas sejam lançadas no Ganges.

Não se conhece nenhum fundador do Hinduísmo, nascido há cinco mil anos, razão pela qual lhe chamam a “religião eterna”. Só a partir de 1500 a.C. as tradições começaram a ser escritas nos quatro livros, denominados vedas, sendo até aí transmitidas oralmente. Veda significa conhecimento. Não se trata, porém, de um conhecimento teórico, mas de uma visão religiosa do mundo. Os vedas contêm instruções práticas para a vida, palavras de sabedoria, orações, relatos históricos e lendas. O seu estudo e meditação permitem alcançar o brahman, que é como quem diz a força que está na origem de tudo e estabelece a ordem cósmica, o poder dos deuses e o destino das pessoas.

No Hinduísmo existem milhões de divindades, uma vez que tudo é deus. Ainda assim, há três que se destacam como principais: Brama (o criador do universo), Vixnu (a divindade benévola) e Xiva (co-criador com Brama, mas igualmente destruidor).
Os templos hindus são autênticos monumentos. As imagens são enormes e muito coloridas e os aromas dos incensos bastante agradáveis. Os instrumentos musicais animam e ritmam os cânticos e as danças.

A vaca, o macaco e a serpente são animais sobremaneira respeitados no Hinduísmo, por constituírem as preferências de manifestação das divindades. A vaca, símbolo da maternidade e consagrada à deusa do amor, representa o último estágio da alma no mundo.

A migração da alma, no Hinduísmo, dá-se de acordo com o carma, ou seja, consoante as obras que a pessoa realizou. Sendo eterna, a alma viverá, até à sua total purificação, no corpo de pessoas ou animais. Quem fez o bem, renasce numa casta mais nobre e quem fez o mal ressurge numa casta inferior ou no corpo de um animal. Este ciclo só termina quando se atinge o Nirvana.


Maria Bijóias

Título: Hinduísmo – O banho do Nirvana

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

766 

Imagem por: Claude Renault

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • ivanildo correa de araujo

    25-06-2014 às 18:43:54

    boa tarde gostaria de saber o nome de um DEUSindiano que tem uma tromba de elefante tem um tambor na frente e um ratinho pequenino nos pes. obrigado.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    28-06-2014 às 04:08:23

    Olá, chama-se ganesha!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • moises

    02-12-2012 às 10:39:59

    este treco de rio nao purifica pecado de ninguem!!

    ¬ Responder
  • Adão Custódio RomanoAdão Custódio Romano

    04-04-2011 às 21:19:33

    Olá, sou professor de Cultura religiosa.
    Gostaria adquirir um DVD que fala sobre a história e cultura do Hinduismo.

    ¬ Responder

Comentários - Hinduísmo – O banho do Nirvana

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: Claude Renault

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios