Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Briófitas

Briófitas

Categoria: Outros
Briófitas

As Briófitas elas são plantas avasculares e de pequeno porte.Essas plantas são encontradas em meio terrestre úmido e aquático doce.

O corpo dessas plantas briófitas é um talo , ela possui um talo e nesse talo possui alguns tecidos simples, organizados , porem não há tecido condutor.Nas células das plantas briófitas existem pequenos e muitos cloroplastos.O tamanho das plantas briófitas estão relacionado a ausência de vasos condutores.

E o transporte de água ao longo do corpo dessas plantas é lento,que ocorre por difusão de célula,já que não possuem vasos condutores.O tamanho das briófitas não são grandes,elas são de pequeno porte, e podem chegar ate 10 cm em ambientes muito úmidos.Existem muitas briófitas conhecidas e entre elas as mais conhecidas são as Hepáticas ,antocerofilas e os musgos.

Nas briófitas hepáticas terrestres e aquáticas o talo é uma lamina extremamente delgada..Nas espécies que são aquáticas , ele forma aglomerados na superfície de represas e de lagos,já nas terrestres , o gametófito apóia no solo por meio derizoides, assim parecendo um aspecto de laminas bifurcada.

As briófitas antocerofilas é um pequeno grupo, por cerca de cem espécies, sendo que as do gênero Anthoceros são as mais conhecidas delas.O talo delas tem uma aparência como o das hepáticas ,lembra o talo das hepáticas, mas não possui aparência de lamina bifurcada.

Já os musgos são mais comuns. O talo dos musgos lembra um vegetal superior, sendo reto e crescendo a partir do solo. Existem musgos muitos pequenos, assim formando tapetes aveludados em paredes úmidas e em barrancos úmidos.
As briófitas são muitos importantes e apresentam grande importância ecológica,como muitas espécies de musgos que formam turfeiras que é por acumular quantidades consideráveis de umidade.E em alguns países a turfa seca ela é utilizada pelo homem como combustível.

No passado as briófitas, elas eram abundantes na água,porem não tinham condições de invadir o meio terrestre,pois era desfavorável.Mas isso aconteceu após a modificação ambiental promovida pelas plantas vasculares primitivas, que assim criaram um ambiente favorável para a instalação das primeiras briófitas em locais que antes elas não conseguiam ter seu espaço.

As briófitas podemos encontrá-las em de solo úmidos, fendas de calçadas, telhados de residência e em outros lugares.


Vanessa Camila Borri

Título: Briófitas

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - Briófitas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios