Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Felicidade Está Em Nós

A Felicidade Está Em Nós

Categoria: Outros
Comentários: 6
A Felicidade Está Em Nós

Hoje reli um pequeno texto que escrevi num pequeno manual à alguns anos e decidi partilhá-lo aqui, pois permanece atual:

Chegará o dia em que o homem já terá descoberto tudo o que havia para descobrir e ainda assim sentir-se-á insatisfeito, pois não perdeu tempo a descobrir-se a si mesmo. Dominou o mundo, mas não perdeu tempo a olhar para dentro de si… No fundo, foi um conquistador lá fora, mas dentro de si mesmo permanecerá um menino ignorante, ingénuo, crédulo, inocente, face aos mistérios da mente humana, dos enigmas da alma e dos segredos que envolvem, motivam e desencadeiam os sentimentos.

Penso que nesse dia, o Homem, (re)descobrirá que a chave da sua felicidade, está dentro de si próprio e não em terras/planetas/dimensões distantes.

Nesse dia constatará que ninguém é melhor ou pior, que todos temos valor, que todos temos potencial, que cada um é responsável por si mesmo e nunca pelos outros, que tudo tem uma razão de ser, que nada é em vão e que muitas vezes, para crescermos, temos que sofrer, pois nada se modifica sem mudanças e estas, às vezes, são dolorosas, (embora sempre compensadoras no final).

A verdade é que cada um de nós trilha o seu próprio caminho, desviando-se da estrada principal quando assim o entende, perdendo-se nas encruzilhadas, sentindo-se dividido nos cruzamentos, aventurando-se por atalhos ou percorrendo apenas e tão-somente o caminho principal.

Ninguém deve ser responsabilizado pelo que os outros fazem, nem assumir essa responsabilidade.

Cada ser é único, especial, diferente de todos os demais, logo, tem o poder de fazer escolhas diferentes, de assumir responsabilidades diversas, de adoptar diferentes formas de viver e existir. E mesmo ao longo da vida, consoante os problemas, as dificuldades e as novidades vão surgindo, as pessoas por vezes, reagem dum modo totalmente oposto ao que um dia fizeram, ou ao que um dia farão… Aprendemos com os erros, com o que vemos, com o que ouvimos; somos seres transmutáveis, em constante movimento e em eterna aprendizagem.
Somos todos diferentes, todos iguais, todos especiais!!! Ninguém é melhor ou pior, apenas é como é, e quero acreditar que daqui por uns anos, isso irá ser a síntese e a base de tudo!
In «Metamorfose», de Susana Farias


Susana Farias

Título: A Felicidade Está Em Nós

Autor: Susana Farias (todos os textos)

Visitas: 0

647 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • Susana FariasSusana Farias

    26-09-2014 às 20:48:23

    :) Imensamente grata, pelas suas palavras Duarte!
    Fico muito contente que tenha gostado!
    Tudo de bom; fique bem!

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    06-09-2014 às 18:17:54

    É isso mesmo! A felicidade está em nós no sentido em não buscar em coisa materiais e alguém, a não ser em Deus, que é a fonte de uma vida plena! Beijos!

    ¬ Responder
  • Susana FariasSusana Farias

    26-09-2014 às 20:46:08

    :) Grata,Rafaela!

    Hoje mesmo eu postei no meu Face, um link do site "Razões para acreditar", de um artigo de um empresário, que deixou o emprego ao receber uma carta da filha de 10 anos, em que ela nomeava 22 acontecimentos que ele perdeu por estar a trabalhar, com a seguinte msg minha anexada:

    "Muitas famílias se desfazem e muitas crianças crescem sem pais, por as pessoas não entenderem que dinheiro e bens materiais não compram sentimentos, não dão colo e não substituem presenças e afectos..."

    ;) de certo modo, vem "reforçar" este texto.Tudo de bom!
    Bjoka doce e cintilante!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSandrina

    26-09-2014 às 20:02:33

    :) Amei!!! Parabéns pela luz!

    ¬ Responder
  • Susana FariasSusana Farias

    03-06-2016 às 19:02:50

    Imensa gratidão, Sandrina!
    Tudo de bom! ❀

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoduarte

    30-08-2014 às 23:22:43

    Susana você sabe...eu também acredito que a Felicidade é um trabalho interior...parabéns, amei teu texto sobre a felicidade está em nós!

    ¬ Responder

Comentários - A Felicidade Está Em Nós

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios